Cursos/Seminários/Workshops/Treinamentos/Palestras
Gestão da Unidade Acadêmica
Treinamento / Aperfeiçoamento de Gestores I e II

A falta de cursos curtos e específicos de capacitação e treinamento de gestores, diretores de faculdade, coordenadores de cursos, chefes de departamento, diretores de área, de administração e pró-reitores (que precisam conhecer o quê e como exigir de seus colaboradores) para a implantação de um plano, ou implementação de melhorias institucionais e setoriais, levou o Instituto / L&A a montar este Workshop.

O que acontece, na grande maioria das vezes, mesmo em cargos eletivos, ou preenchidos por indicação, é a escolha de pessoas, professores ou profissionais, que, sem experiência em gestão acadêmica, administrativa, ou ambas (quase sempre), precisam aprender com a prática, e não têm à disposição a base conceitual, os argumentos e as ferramentas para enfrentar problemas importantes, muitos deles comuns a qualquer tipo de instituição de ensino superior.

O Workshop "Gestão da Unidade Acadêmica - Aperfeiçoamento de Gestores" foi estruturado a partir da visão de que um gestor, seja ele de um curso, de uma atividade fim como a graduação, ou um líder institucional, deve ser entendido e orientado como alguém que precisa conhecer os dados básicos do ensino superior no Brasil, saber como liderar equipes, preparar reuniões, compreender os limites e as exigências da liberdade acadêmica, seu papel como condutor dos processos, suas atribuições e responsabilidades acadêmicas e administrativas, conhecer os paradigmas que permeiam o mundo acadêmico e como enfrentá-los, atualizar-se com as novas exigências do mercado profissional, com as ferramentas de gestão para organizar seu trabalho, como planejamento, orçamento, administração do corpo docente (incluindo a carreira docente) e avaliação, otimizar as reuniões que dirige e, por fim, saber intermediar, com sucesso, as demandas da administração superior, dos colegiados e dos corpos docente e discente, já que se encontra como interlocutor intermediário e responsável para que as políticas gerais cheguem na ponta da linha.


Objetivos

  • Discutir as questões gerais que permeiam a vida acadêmica desses profissionais e como resolvê-las;

  • Rever conceitos tradicionais da área e propor formas de introduzir a inovação;

  • Demonstrar modelos de organização de seus trabalhos e ferramentas gerenciais;

  • Apresentar cases para sugestão de solução participada, vivenciando o trabalho em equipe para solução de um problema;

  • Melhorar o convívio e o trabalho em equipe dos setores administrativo e acadêmico.
Programa do Treinamento / Aperfeiçoamento de Gestores I

  • Evolução recente do ensino superior brasileiro e a forma de gestão das IES;

  • O gestor acadêmico, seu comprometimento com a busca da demanda e a responsabilidade sobre os resultados acadêmicos, administrativos e financeiros;

  • O conceito de liberdade acadêmica;

  • Adequação do corpo docente à missão institucional, discussão e concepção dos currículos e do perfil do aluno;

  • A carreira docente e a avaliação docente para melhoria do desempenho no ensino;

  • Avaliação como instrumento de mudança;

  • Planejamento das atividades em sintonia com o Plano Institucional: fazendo o Planejamento Estratégico acontecer;

  • Gestão Financeira;

  • Como trabalhar em equipe;

  • Trabalho em grupo - Levantamento de problemas e soluções.

Programa do Treinamento / Aperfeiçoamento de Gestores II

  • O que mudou, o que permanece e os dados mais recentes do Ensino Superior Brasileiro;

  • Tecnologia da Informação: o controle da informação e o uso de indicadores para a melhoria da gestão de uma IES;

  • Gestão e Avaliação da Pesquisa;

  • Gestão e Avaliação da Extensão;

  • Gestão administrativa de uma IES: políticas, interfaces com a área acadêmica, avaliação e atendimento para uma organização produtiva;

  • Panorama geral e questões que influenciam a Estrutura das IES e o trabalho dos órgãos colegiados;

  • A estrutura administrativa e a estrutura acadêmica das IES: como otimizar e melhorar a eficácia dos processos;

  • Tópicos de gestão financeira para um dirigente setorial;

  • Trabalho em grupo:

    • Levantamento de problemas e soluções;

    • Elaboração de SWOT das áreas: Levantamento de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças institucionais e as ações prioritárias.



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