Cursos/Seminários/Workshops/Treinamentos/Palestras
A Gestão da Tecnologia da Informação para aprimoramento da IES

Nos resultados da pesquisa realizada pela Lobo & Associados foram apontadas, entre outras, a dificuldade em monitorar dados, informações e estatísticas (33,33), problemas de comunicação e rapidez no fluxo de informações (55,56%), a ausência de um sistema padronizado de informações gerenciais que permita o controle eficiente da instituição (63,89%) e a falta de integração de sistemas e ferramentas de medição de produtividade (77,78%), como questões cruciais que não têm sido consideradas com o enfoque específico que a complexidade da educação superior exige.

Atendendo à necessidade de trazer conteúdos e experiências sobre Tecnologia da Informação (TI) e ampliar a visão estratégica do Dirigente Universitário, que precisa dominar o conhecimento geral sobre o assunto, com ênfase na gestão institucional da área de TI, voltado especificamente à IES, foi criado o workshop indoor com esse tema, para responder importantes questões, tais como:

  • Como melhorar o controle e o fluxo de informações e dados na IES? O que é um SIG? Quando implantá-lo? Quais as vantagens?

  • Como deve o gestor de uma IES acompanhar e avaliar o setor de TI? Como estruturar esse setor e a quem subordinar? Os setores de informática corporativa e acadêmica de uma IES devem ser centralizados ou descentralizados? O gerente de informática deve ser um técnico, ou um professor não necessariamente especialista? Como fazer a ponte da informática com a academia?

  • Quais indicadores orçamentários orientam os gastos com TI? Como dimensionar a equipe de TI de uma IES? Como planejar investimentos em TI e como avaliá-los? Como estimar custos fixos e variáveis? Vale a pena terceirizar o setor de informática da IES?

  • A tecnologia de informática baixa custos no ensino? Como melhor utilizá-la nesta área? Quais indicadores podem ser utilizados para avaliação do apoio de TI aos alunos e professores?

  • Quais são os problemas que envolvem segurança num sistema de informações? Quanto vale a pena investir nesta área?

  • Quais os softwares mais utilizados pelas IES? Quais as vantagens e desvantagens de utilizar softwares livres?

  • Como utilizar melhor a web visando o aperfeiçoamento da comunicação interna e externa de uma IES? Qual o custo desta implantação? Quais as vantagens de associar informática, telefonia e outros meios de comunicação num mesmo setor?


Anterior

Voltar ao Índice

Próximo
Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia
Rua José Urbano Sanches, 420 - Vila Oliveira - Mogi das Cruzes, SP (08780-220)
Tel/Fax (11) 4796-2811
Lobo & Associados Uma referência nacional de Consultoria em Educação