Liderança e Solução de Conflitos
"O Perfil de um Líder e o Método de
Solução de Conflitos: Como Desenvolver essas Competências para a
vida Profissional e Pessoal"
Por que as pessoas, por vontade própria, apesar dos riscos potenciais e do trabalho duro, ainda assim desejam estar no topo da pirâmide de sua empresa, ou grupo social? O líder já nasce líder? Será que é possível desenvolver habilidades de liderança? Um chefe é sempre um líder?
Em todos os perfis de cargos de direção e anúncios de recrutamento, a capacidade de liderança é uma exigência. Afinal, o líder é o guia, a pessoa que conduz outras pessoas. Quais são os verdadeiros atributos de um líder? Será que o exercício da autoridade no trabalho, em casa junto à família, no clube ou na igreja é visto como uma qualidade, ou uma característica de dominação? Como as diferentes personalidades dos chefes são vistas pelos subordinados no exercício da liderança e como isso pode comprometer o desempenho da equipe?
Todos nós estamos permanentemente em contato com pessoas e, naturalmente, conflitos acabam acontecendo entre opiniões, valores e modos diferentes de ver a vida, ou a tarefa. Sabemos que conflitos podem gerar problemas na gestão da vida pessoal, profissional e até amorosa. Você conhece seu comportamento nesses casos e qual seria a forma mais adequada de agir?
Se você é um chefe, ou dono de um negócio, como agir quando dois subordinados apresentam problemas de relacionamento, ou defendem diferentes e inconciliáveis pontos de vista? Afinal, existe uma postura adequada para que possamos lidar com conflitos de uma forma melhor para todos os envolvidos, para a empresa, entre amigos ou na família?
Neste tema é dada a oportunidade de conhecer se a pessoa possui (ou não) as características mais valorizadas para a liderança, quais são elas e se é possível desenvolvê-las. Além disso, conhecerá seu comportamento diante de conflitos, como as pessoas interpretam seu comportamento e como seus subordinados (reais ou potenciais) se sentem (iriam) ao trabalhar com a pessoa. Vai aprender, também, como analisar essas características em outras pessoas. Tudo de forma absolutamente lúdica, voluntária e sem identificar os seus resultados aos demais participantes. |