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O Plano de Carreira Acadêmica

O corpo docente é o DNA de uma Instituição de Ensino Superior. Não existe IES de qualidade sem um corpo docente de qualidade. É ele que faz com que todo o arcabouço de políticas traçadas pela instituição, assim como seu projeto pedagógico, se operacionalize. É por meio de seus professores que a IES evolui, se adapta às mudanças e garante a qualidade e o aprimoramento de seus processos e resultados acadêmicos. É no corpo docente que se concentra, explicitamente, a maioria das exigências formais dos órgãos oficiais, principalmente para as privadas/particulares, preocupadas com estes requisitos diante, inclusive, de suas questões financeiras.

O problema não é só ligado ao desempenho pedagógico, ao regime de trabalho e à política de capacitação, mas, também, à questão do financiamento – instituições privadas de ensino superior vivem de mensalidades e, ainda, são limitadas pelo poder aquisitivo do povo brasileiro, desenvolvendo, muitas vezes, um ensino excessivamente tradicional e pouco eficiente.

Entretanto, poucas são as instituições que conseguem manter os gastos com o corpo docente dentro de padrões aceitáveis, ou sabem definir que percentagem deve ser despendida em cada tipo de atividade (ensino, pesquisa, extensão, administração, etc.) para atender à real necessidade imposta pelos currículos e projetos institucionais, ou onde estão as ociosidades que reduzidas podem gerar disponibilidade para investimentos, ou em muitos casos, até garantir a sobrevivência institucional.

Muitas IES possuem Planos de Carreira Docente (também chamados Planos de Cargos e Salários, ou Carreira do Magistério), mas a maioria não está satisfeita com o comprometimento crescente da receita com esses gastos, não encontra ressonância desses planos com as exigências de qualidade e produtividade tão necessárias à competitividade institucional e mesmo sua adequação ao que determina a legislação.

Com o objetivo de ampliar a visão estratégica e gerencial dos gestores acadêmicos e administrativos das IES em relação a um aspecto fundamental da capacidade institucional para atrair e manter um corpo docente qualificado e motivado, o Instituto Lobo / Lobo & Associados apresenta o tema: O PLANO DE CARREIRA ACADÊMICA: "O que o dirigente deve saber para rever, adequar e dimensionar um Plano de Carreira Acadêmica de modo a atender às características institucionais, às exigências governamentais para o setor e à viabilidade financeira de uma Instituição de Ensino Superior", quando serão debatidas as principais questões sobre o assunto, tais como:

  • Por que as IES gastam tanto com o corpo docente? Gastam bem? Qual o gasto aceitável com o corpo docente para diferentes tipos de IES?

  • Como remunerar as atividades que não sejam de ensino? Como apoiar a pesquisa, a extensão e a capacitação de docentes com menores ônus? Como usar a avaliação docente para promoção na carreira?

  • Como atrelar desempenho e metas institucionais à remuneração de docentes?

  • Como melhor aproveitar o tempo integral para os diferentes tipos de IES e atividades?

  • O que acontecerá quando a maioria dos docentes for de mestres e doutores?

  • Se a contratação é feita para o ensino, como aprimorar o processo de modo a contemplar as necessidades da pesquisa, da extensão e da administração? Quem deve contratar o professor?

  • Como limitar o gasto orçamentário com pessoal? Como conter esses gastos quando as decisões superiores têm grande peso colegiado?

  • A avaliação do desempenho pode ter consequências concretas na carreira dos professores?

  • Como tratar os antigos professores que já galgaram os degraus da carreira e nem sempre atendem, ou estão motivados para novos desafios?

  • Como aproveitar melhor os docentes titulados?


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