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A Pós-Graduação e a Capacitação Docente

A pós-graduação, quando entendida em toda a sua amplitude, tem implicações institucionais profundas. Atualmente, a existência de pós-graduação stricto sensu é um dos critérios para o credenciamento e o recredenciamento das universidades. Além disso, é fundamental para a capacitação dos docentes do ensino superior e um importante elemento para a consolidação de grupos e de linhas de pesquisa institucionalizadas, além de uma fonte de prestígio.

A pós-graduação lato sensu, por seu lado, é uma atividade de grande importância social e de inegável viabilidade financeira, se bem executada, embora esteja cada vez mais distante das exigências mínimas impostas pelos órgãos responsáveis pelas avaliações institucionais e de cursos.

A crescente demanda pela formação pós-graduada, principalmente para a capacitação docente, está propiciando a criação de uma pós-graduação às margens da política de credenciamento da CAPES, onde se incluem programas de ensino a distância, ou semipresenciais não-reconhecidos, oferecidos por instituições nacionais e estrangeiras.

A rigidez dos critérios de credenciamento e de avaliação da pós-graduação da CAPES e do CNE tem sido criticada pelo setor particular do ensino superior, principalmente nos programas de formação profissional, como as especializações, os MBA e os mestrados profissionais.


Objetivos

A serem discutidos e preparados de acordo com as necessidades e peculiaridades da Instituição, decorrentes de seu estágio de desenvolvimento, projeto institucional, interesse de atuação em pós-graduação lato e stricto sensu, realidade geográfica e necessidades de capacitação docente.



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