Justificativa e Visão da LOBOEDUC

UNIDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DO "INSTITUTOLOBO" - LOBOEDUC
PARCERIA COM A LOBO & ASSOCIADOS

INTRODUÇÃO CONCEITUAL

A Educação Continuada

Em uma sociedade baseada no conhecimento, a Educação Continuada é entendida hoje de uma forma ampla e cada vez mais flexível para atender às diversas demandas do mercado e da própria concepção de que educação de um indivíduo não se encerra nos ciclos formais da escola, mas se estende ao logo de toda a vida, como ferramenta fundamental de incremento da cultura geral das pessoas e até mesmo de ampliação, ou atualização do espectro da atuação profissional do trabalhador.

Em um mundo sem fronteiras, a Educação Continuada é uma longa e capilarizada estrada - usando a analogia com estradas de rodagem, férrea, marítima, aérea ou de cabos de fibra ótica – que unirá culturas, povos, mercados, consumidores e conhecimento.

Entende-se hoje a Educação Continuada como um instrumento formal e organizado que transcende os originais níveis formais de ensino oferecidos pelas diferentes instituições.

No Brasil, hoje, temos o Ensino Básico, dividido em Ensino Fundamental e Médio (incluindo a educação profissional em nível técnico), e o Ensino Superior, que engloba a graduação (com seus cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas), os cursos sequenciais e os cursos de pós-graduação (que é considerado o quarto grau de ensino), que vai da especialização, ou pós-graduação lato sensu e, de acordo com o desenvolvimento da pesquisa e de acordos de cooperação da instituição de ensino superior (IES), ao mestrado e ao doutorado, esses últimos denominados de pós-graduação stricto sensu.

Diante de tantas e generalizadas necessidades, a Educação Continuada ganhou status, saiu do amadorismo e passou a ser um pilar fundamental da sustentação financeira e de capilaridade das instituições de ensino superior.  Mesmo sendo vista ainda, em muitos casos, como a possibilidade de levar à população cursos livres, ou de extensão, a Educação Continuada na verdade já é utilizada como um conceito mais amplo do que aquele adotado em algumas IES, chegando a englobar todo tipo de curso que não dá direito a um diploma formal e para o qual não é exigida autorização prévia dos órgãos de governo para sua oferta.

Com o aumento da importância, o reconhecimento de sua grande capacidade de expansão, ou em virtude da demanda natural que brota das próprias exigências que recaem sobre o profissional ativo, e até mesmo em razão da amplitude de áreas e formas de oferta (a própria natureza humana favorece a busca permanente por novos conhecimentos, inclusive para “consumo próprio”), a Educação Continuada se assemelha em necessidade - para as pessoas hoje - ao que representa o domínio do inglês para os viajantes.

Por tudo isso, as IES deixaram de ser o lócus natural e quase exclusivo da Educação Continuada e as próprias empresas (por meio de seus setores de recursos humanos, ou gestão de pessoas) e vários outros tipos de organização passaram a desenvolver programas de Educação Continuada para os seus próprios membros.

Serão criadas, cada vez mais, novas empresas e organismos que reúnam condições especiais para unir competências, ofertas e demandas e fazer a gestão de projetos para atuar nessa área, ainda mais fortemente com o advento da Educação a Distância.

A Lobo & Associados Consultoria e Participação S/S Ltda., (L&A) fundada em 1999, comemorou, em 2009, 10 anos de atuação no ensino superior brasileiro, e, com certeza, já consolidou a sua posição entre as melhores e maiores empresas do ramo no País, mantendo sempre o seu compromisso de ser UMA REFERÊNCIA NACIONAL DE CONSULTORIA EM EDUCAÇÃO.

A L&A nasceu com o objetivo de agregar experiências e gestores de reconhecimento nacional, de fomentar o estudo de casos sobre educação e de proporcionar, por meio de consultorias e parcerias, a oportunidade de colaboração com outros gestores e instituições para desenvolver projetos integrados, especialmente construídos para solucionar problemas de ordem acadêmica e administrativa ligados à educação, ciência e tecnologia.

A carência no Brasil de consultorias formalizadas que reúnam o conhecimento da área acadêmica e da gestão universitária com a técnica em gestão empresarial, amparada pelo know how na construção de projetos institucionais de qualidade e do conhecimento de modelos bem sucedidos no mundo todo, levou uma das maiores lideranças do ensino superior brasileiro, o Professor Doutor Roberto Leal Lobo, que foi reitor da USP e da UMC, diretor do CNPq e consultor de agências de fomento e organismos universitários nacionais e internacionais, a dar a oportunidade para que pessoas, oriundas de várias universidades conceituadas do País, pudessem formar uma equipe de especialistas e participar de uma network da melhor qualidade.

Para atender à sua missão de “contribuir para a melhoria das políticas e da qualidade das instituições públicas e privadas nas áreas de educação, ciência e tecnologia, utilizando o patrimônio intelectual de profissionais com competência e experiência nacionalmente reconhecidas”, a Lobo & Associados realizou centenas de Cursos / Seminários / Workshops / Treinamentos / Palestras presenciais com mais de 20.000 participações de dirigentes em seus eventos acadêmicos, de 25 Estados, com nota média de 9,51 de avaliação em seus Seminários Nacionais e 9,62 de avaliação nos Cursos realizados indoor em diferentes IES.

Em 2008, entrou fortemente na Educação a Distância por meio de seu Programa de Capacitação Telepresencial de Gestores - em parceria com o Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia - quecontou com 30 IES participantes de 13 Estados brasileiros.

Junto a essa equipe da L&A e seus especialistas, o acesso a consultores internacionais dos Estados Unidos e Europa (e alguns da América Latina) tem apoiado o desenvolvimento das atividades de aperfeiçoamento, treinamento e formação de recursos humanos, inicialmente feitos mais voltadas à gestão universitária.

Toda essa expertise em coordenação, organização e realização de cursos fazem com que os limites de atuação da Lobo & Associados na Educação Continuada devam e possam ser estendidos a várias áreas, inclusive avançando pelas fronteiras nacionais, para absorver as oportunidades que a importação de conteúdos pode representar para o futuro da empresa e de seus clientes.

Justamente pela natureza de suas atividades - que tratam da gestão acadêmica e administrativo-financeira das IES e envolvem uma imensa rede de professores e especialistas em praticamente todas as áreas de conhecimento – a Lobo & Associados se tornou uma parceira diferenciada para projetos voltados à criação e ao desenvolvimento de cursos e programas em todas as modalidades e áreas do conhecimento.

A Cooperação Internacional

A Cooperação Internacional tem tido um papel relevante nos planejamentos estratégicos das melhores universidades do mundo – e não é de hoje

A absorção de professores estrangeiros e a exportação de estudantes para adquirirem conhecimentos específicos e conviverem em uma cultura distinta de seu país de origem são comuns desde que as universidades existem. Principalmente a Europa e os EUA, posteriormente com a adesão da Ásia, têm utilizado estes mecanismos para alavancar a qualidade da formação superior de seus estudantes e a qualidade de suas universidades.

Com as novas tecnologias de informação não é mais necessário que toda a Cooperação Internacional se faça pela mobilidade de pessoas físicas, embora estes programas estejam crescendo internacionalmente no mesmo ritmo do aumento de matrículas. O crescimento do intercâmbio de pessoas não é maior justamente porque outros mecanismos de Cooperação Internacional estão disponíveis.

A cooperação não mais é pensada como uma forma exclusiva de intercâmbio de culturas e de conteúdos, pois as novas tecnologias não exigem mais, necessariamente, a presença física do aluno, seja para participar de atividades acadêmicas de reconhecidas Instituições, como conferências e simpósios, seja para realizar um curso e receber o respectivo certificado.

Ampliar a Cooperação Internacional, com o avanço do braço tecnológico que representa a Educação a Distância, seja por meio da internet, ou por uso de satélites, significa abrir novos mercados e oferecer novos produtos para quem procura Educação Continuada, inclusive dar um diferencial competitivo à formação dos cursos já existentes.

Quando se pensa em Cooperação Internacional para a alavancagem da qualidade dos cursos ministrados é preciso separar e entender perfeitamente os objetivos desta cooperação para utilizá-la da melhor forma possível.

Uma empresa como a Consultoria Lobo & Associados, em parceria com outras IES e com outras organizações públicas e privadas, pode e deve utilizar a Cooperação Internacional na realização de programas de Educação Continuada, (incluída aí a pós-graduação lato sensu) que possam ter o diferencial da presença de professores estrangeiros de alto nível (na forma presencial ou a distância).

Por uma questão de cultura e credibilidade, o contato com universidades e organizações internacionais de cooperação deve ser conduzido por acadêmicos com respeitabilidade internacional, apoiados em bons programas institucionais que apresentem um planejamento estratégico bem montado sobre o qual se possa assentar um plano de ação ambicioso e, ao mesmo tempo, realista.

Para que a Cooperação Internacional seja eficaz é preciso, como em todas as atividades, profissionalizá-la. Isto significa ter um plano, com objetivos e metas, recursos financeiros iniciais e uma equipe gestora competente na atividade proposta, que conte com um bom sistema de informações sobre outros centros, programas internacionais e tipos de cooperação e financiamento de agências de fomento e fundações nacionais e internacionais.

Esta equipe deverá levantar as áreas de interesse de cooperação, as formas de intercâmbio para atendê-las, identificar os possíveis parceiros, estabelecer os vínculos de cooperação e gerenciar os programas e cursos.


O PAPEL DA LOBO & ASSOCIADOS E DO INSTITUTO LOBO NA LOBOEDUC

A participação do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia (instituição sem fins lucrativos que realiza cursos e pesquisas nessas áreas) e da Lobo & Associados em um projeto de Educação Continuada e de Cooperação Internacional representa um respaldo acadêmico e um reconhecimento da seriedade dos proponentes que são fundamentais para a abertura e acolhimento de eventuais propostas de parceria.

Doutorado pelo Purdue University e Pós-doutorado pela Northwestern University, duas das melhores e mais tradicionais instituições americanas, Roberto Lobo foi homenageado pela primeira com o maior título acadêmico existente, doutor honoris causa, em 1991, e possui grande credibilidade e conhecimento do funcionamento do sistema americano.

Com sua experiência e renome como ex-reitor da maior e melhor universidade da América do Sul, a Universidade de São Paulo (USP), Lobo também acumula uma grande experiência da gestão de programas de cooperação entre a Europa e a América Latina, por ter participado como membro, presidente e consultor dos Programas Alfa e Columbus.

Como consultor apoiou, também, a criação do setor de Cooperação Internacional da PUC-SP e possui a experiência de 12 anos na Lobo & Associados, atendendo a mais de 120 IES públicas e privadas de todo o País.

Sua colaboração e presença serão inestimáveis para a concepção, criação e efetivação de um Projeto que pudesse trazer para o Brasil (para pessoas físicas e jurídicas) cursos e programas especialmente escolhidos entre as melhores IES do mundo, sendo uma atividade de peso acadêmico-financeiro importante para o País e uma unidade de negócios em si mesma altamente viável para os diferentes Parceiros que dela poderão fazer parte.

Também pode ser pensada uma ponte acadêmica, tecnológica e empresarial entre boas instituições estrangeiras e empresas brasileiras, ou outras instituições que queiram se diferenciar e agregar indicadores de excelência internacional à sua Educação Continuada.

O acesso da Lobo & Associados e do Instituto Lobo às normas e mecanismos de funcionamento dos órgãos credenciadores nacionais e a indicadores de qualidade (inclusive produzidos em suas pesquisas conjuntas) e de viabilidade de cursos e programas dariam à UNIDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL– LOBOEDUCuma grande perspectiva de profissionalização e qualidade na gestão de projetos de grande envergadura.


VISÃO DA LOBOEDUC

Ser reconhecido como o melhor programa de Educação Continuada e de Cooperação Internacional desenvolvido e coordenado por instituições não universitárias.

CURRÍCULO RESUMIDO DOS DIRETORES DA LOBO & ASSOCIADOS

Professor Roberto Leal Lobo e Silva Filho

  • Engenheiro Elétrico - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Mestre, Doutor e Doutor Honoris Causa - Universidade de Purdue - USA
  • Professor titular – Universidade de São Paulo
  • Diretor do Instituto de Física e Química de São Carlos - Universidade de São Paulo
  • Diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - Ministério de Ciência e Tecnologia
  • Diretor do CNPq/Ministério de Ciência e Tecnologia
  • Coordenador do Projeto de implantação e Diretor do SÍNCROTRON - Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - CNPq
  • Reitor e Vice- reitor - Universidade de São Paulo (de 1986 até 1993)
  • Reitor - Universidade de Mogi das Cruzes (de 1996 até 1999)
  • Membro do Conselho Superior e Consultor do Projeto Columbus de Cooperação Europa- América Latina (até 1998)
  • Presidente do Projeto Alfa (de Cooperação Europa e América Latina) (até 2000)
  • Membro do Conselho Deliberativo do NUPES (Núcleo de Pesquisa em Ensino Superior da USP) (até 2006)
  • Presidente e Membro do Conselho Técnico Científico do Instituto de Pesquisa Eldorado (até 2008)

Atual:

  • Presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia
  • Sócio-diretor da Lobo & Associados Consultoria

Professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo

  • Licenciada, Bacharel e Psicóloga – Universidade de Mogi das Cruzes
  • Pós-graduação em Administração Universitária - Universidade da Flórida - USA
  • Psicóloga – Instituto de Previdência do Estado do Ceará
  • Professora Assistente de Psicologia – Universidade de Fortaleza
  • Chefe de Planejamento e Avaliação - Universidade de Fortaleza
  • Diretora Pedagógica - Universidade de Fortaleza
  • Assessora Acadêmica da Reitoria - Universidade de Mogi das Cruzes
  • Coordenadora de Planejamento - Universidade de Mogi das Cruzes
  • Vice-reitora - Universidade de Mogi das Cruzes (até 1999)

Atual:

  • Vice- Presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia
  • Sócia-diretora da Lobo & Associados Consultoria

 

Prof. Dr. Roberto Leal Lobo e Silva Filho

Profª Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo

 

 

Sócios-Diretores da Lobo & Associados

Março de 2011
Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia
Rua José Urbano Sanches, 420 - Vila Oliveira - Mogi das Cruzes, SP (08780-220)
Tel/Fax (11) 4796-2811
Lobo & Associados Uma referência nacional de Consultoria em Educação