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PROSINAES (Programa de Orentação para Implantação da Autoavaliação do SINAES)

Introdução

O Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia, a partir do trabalho da Lobo & Associados, referência nacional de Consultoria em Educação, dirigida pelo ex-reitor da USP - Prof. Roberto Lobo - e pela ex-vice-reitora da UMC e ex-diretora pedagógica da UNIFOR - Profª Maria Beatriz Lobo, e em parceria com a mesma, apresenta o seu produto PROSINAES - Programa de Orientação para Implantação da Autoavaliação do SINAES, oferecerá toda a orientação, modelos dos instrumentos necessários para a elaboração de processos e a análise dos dados, informações e resultados relativos à Auto-Avaliação Institucional exigida pelo MEC e pelas normas que regulamentam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

Aproveitando as várias experiências em gestão de universidades e mais de dez anos de consultoria e cursos de gestão, o Instituto Lobo / Lobo & Associados vem, sistematicamente, ajudando as instituições públicas e privadas a desenvolver e implantar processos de autoavaliação institucional.

A partir de agora, com o PROSINAES, as Comissões Próprias de Avaliação das IES poderão receber a orientação necessária para atender à legislação do MEC/INEP/CONAES no que se refere à Autoavaliação Institucional, visando o credenciamento / recredenciamento institucional, com o respeito às especificidades de cada Instituição, permitindo a adaptação de instrumentos e metodologias e a absorção de competências fundamentais, não somente para a reprodução do processo, mas, também, para a utilização dos resultados no aprimoramento da IES - uma oportunidade ímpar de avançar em tão importante procedimento com o apoio e análise de renomados e experientes especialistas.

Justificativa

Internacionalmente, os processos de autoavaliação já existem há muitos anos, sendo uma tradição nos países de origem anglo-saxônica, que se estendeu nas últimas décadas para toda a comunidade internacional. Em alguns países, a autoavaliação compõe a primeira fase de um processo de avaliação externa (ou acreditação), tal como se está propondo no Brasil.

Em seus cursos, o Instituto Lobo / Lobo & Associados tem insistido na importância deste processo de autorreflexão para melhorar o desempenho institucional e tem contribuído no apoio às IES que querem utilizar a avaliação institucional como instrumento de mudança.

Nesses eventos, e em outras oportunidades, o Instituto Lobo / Lobo & Associados vem ressaltando que as dimensões cobertas pela autoavaliação variam muito pouco de uma proposta para outra e de um país para outro. O MEC implantou o SINAES como o processo nacional de avaliação do ensino superior, em que a primeira etapa é, corretamente, um processo de autoavaliação, muito próximo dos moldes internacionais já referidos, embora com algumas ênfases em políticas que o atual governo pretende valorizar.

Para demonstrar que a orientação oferecida pelo Instituto Lobo / Lobo & Associados para a implantação de projetos de autoavaliação nas IES, e realizada por várias instituições, sempre foi metodologicamente muito próxima da proposta do MEC/INEP/CONAES para o SINAES, compare o que o Instituto Lobo / Lobo & Associados propunha como dimensões de uma autoavaliação institucional, já em 2000, estando, entre parênteses, os itens da lei que correspondem aos itens do Instituto Lobo / Lobo & Associados.

MEC/SINAES

  • 4.1 - A missão e o PDI;

  • 4.2 - A política de ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

  • 4.3 - A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

  • 4.4 - A comunicação com a sociedade;

  • 4.5 - As políticas de pessoal, da carreira docente, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

  • 4.6 - Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

  • 4.7 - Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

  • 4.8 - Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;

  • 4.9 - Políticas de atendimento aos estudantes;

  • 4.10 - Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superio.
Instituto Lobo / Lobo & Associados
  • Missão e Propósitos; Estrutura e Mecanismos de Decisão (incluindo Participação dos Colegiados e relação Mantenedora/Mantida) = (4.1 e 4.6)

  • Planejamento e Avaliação = (4.8)

  • Programas de Ensino de Graduação, Programas de Pesquisa e Pós-graduação, Programas de Extensão, Integração com a comunidade, Sistema de Saúde e Prestação de serviços = (4.2, 4.3, 4.4)

  • Corpo Docente (incluindo políticas de gestão e avaliação de desempenho), Corpo Técnico-administrativo, Gestão Administrativa e Processos (incluindo Administração Geral, Direção, Comando e Perfil da Administração, Ambiente, Administração de RH, Marketing e Comunicação, Administração de Materiais e Equipamentos, Segurança, Manutenção, Administração Financeira = (4.4, 4.5, 4.6, 4.8, 4.10)

  • Biblioteca, Laboratórios de Ensino, Recursos Físicos, Informática e Serviços de Apoio Acadêmico, Controle de Registro Acadêmico) = (4.7)

  • Recursos financeiros = (4.10)

  • Satisfação dos Usuários, incluindo ex-alunos e resultados = (4.2, 4.3)

  • Serviços de Apoio ao Estudante (4.9)

Nem o MEC copiou o Instituto Lobo / Lobo & Associados, nem somos adivinhos. A significativa congruência existe, simplesmente, porque estes processos têm características universais, cuja regionalização aparece nas questões mais abertas e opcionais.

A experiência internacional de participação no Projeto Columbus, em que a avaliação é uma das linhas prioritárias de atuação desde 1987, aliada à experiência nacional de gestão e consultoria (onde os instrumentos de avaliação foram sempre utilizados como apoios fundamentais aos processos de gestão e planejamento), fazem com que o Instituto Lobo / Lobo & Associados se sintam muito à vontade para apoiar as IES que procuram orientação externa para garantir o bom êxito na importante missão de implantar uma autoavaliação de qualidade, capaz não só de atender às exigências do MEC, mas servir como uma ferramenta decisiva de melhoria da qualidade da gestão e da instituição como um todo.

Nossa experiência com estes processos ressalta a importância da escolha equilibrada e racional das CPAs, de uma Comissão Executiva e/ou de Grupos Setoriais - encarregados de analisar os dados, políticas e resultados de cada uma das dimensões - para evitar posturas pouco construtivas, pouco realistas, demagógicas ou descomprometidas com os resultados, e, também, o perigo da falta de uma coordenação superior do processo, que pode gerar uma indefinição das tarefas, ou o não cumprimento dos prazos de cada etapa a ser cumprida.

Com a boa orientação proporcionada pelos documentos do MEC é possível a construção do processo de autoavaliação pelas equipes internas das IES. A autoavaliação preconizada pelo MEC não corresponde, entretanto, ao exercício simplório de responder às questões elencadas nos documentos legais, pois será preciso aferir junto à comunidade interna, nos seus três segmentos (docente, discente e técnico-administrativo), por meio de dados e documentos, aquilo que foi colocado como resposta, para verificação pelas Comissões e balizamento da Avaliação Externa.

A autoavaliação institucional não se constitui, portanto, apenas do levantamento da opinião de alunos e docentes sobre aspectos de desempenho docente, condições didático-pedagógicas dos cursos e de infraestrutura institucional. Essa é uma pequena parte (necessária, mas longe de ser suficiente) de um processo de autoavaliação, que alcança uma parcela da comunidade envolvida, mas não abrange os dados, informações e indicadores necessários para a avaliação das atividades e todos os respectivos os atores, ou usuários dos serviços prestados pela IES. Sequer absorve todas as dimensões inerentes a uma instituição de ensino superior, como prevê a legislação.

Quem tem feito o que deve ser feito, e bem feito, talvez precise fazer algumas adaptações, ampliar alguns processos (já que muitas IES não optaram por abranger todas as dimensões nas suas antigas autoavaliações, restringindo-se mais à graduação e ao levantamento de satisfação de alunos e docentes com alguns itens sobre o curso, o corpo docente e a infraestrutura), reorganizar os documentos dentro da solicitação do SINAES, mas está tranquilo porque tem o que mostrar e defender o que fez.

Para as IES que ainda não desenvolveram sua autoavaliação e/ou desejam aprimorá-la, existe agora a opção de contar com uma assessoria externa durante o desenrolar do processo, com o aconselhamento de quem já teve a experiência de realizar várias atividades semelhantes, evitando as armadilhas, as barreiras e os gastos e desgaste das tentativas e erros que naturalmente aparecem na implantação de processos novos, sensíveis e profundos como é o caso da autoavaliação institucional.

Como os maiores problemas relacionados a um programa de autoavaliação de IES são a dificuldade de adequação e padronização a respeito da seleção, prioridade e tratamento que as informações devem ter, a elaboração dos instrumentos, a obtenção de parâmetros de comparação e a orientação das políticas e dos trabalhos das comissões (para que não haja exposição indevida dos dados da IES), o Instituto Lobo / Lobo & Associados oferece seu know how na área de avaliação e de gestão de Instituições de Ensino Superior, sua base de dados e instrumentos para apoiar as instituições em sua autoavaliação.

Dessa forma, a IES contratante do PROSINAES poderá obter toda orientação e consultoria de excelência para acompanhar todo processo de autoavaliação, utilizando-a de forma a permitir a elaboração de relatórios agregados, que possam ser usados gerencialmente e que embasem seu planejamento um procedimento que será fundamental na aprovação de muitos processos pelo MEC, orientação também exigida pelo SINAES.

Afinal, quem pode ajudar uma IES a fazer bem feito, já deve ter tido, no mínimo, várias experiências bem sucedidas nessa área, e não pode se apresentar para "estar aprendendo junto com as IES contratantes".

Objetivos Gerais do PROSINAES

Fornecer às Instituições de Ensino Superior contratantes do PROSINAES orientação, os modelos de instrumentos e a análise de relatórios para realização da autoavaliação das IES prevista no SINAES do MEC/INEP.

Objetivos Específicos do PROSINAES

  • Colaborar na discussão e no aprimoramento da autoavaliação das IES brasileiras;

  • Introduzir/ampliar, como visão externa, modelos de organização, instrumentos, indicadores e análise da autoavaliação das IES;

  • Contribuir na construção das políticas de escolha e de metodologias de aplicação da autoavaliação institucional, de acordo com cada caso, mas aproveitando as experiências bem sucedidas;

  • Orientar a organização dos dados institucionais;

  • Atender as necessidades de orientação do responsável pela Comissão Própria de Avaliação e esclarecer eventuais dúvidas sobre o processo de autoavaliação, dentro de seus interesses e enfoques;

  • Manter a identidade da IES, por meio da personalização na orientação da montagem de instrumentos e de relatórios das dimensões da autoavaliação, propostos ou adaptados pela Consultoria, que serão desenvolvidos, processados e tabulados pela própria IES, por meio de discussão com o responsável pela Comissão Própria de Avaliação da IES;

  • Flexibilizar o cronograma de acordo com o que está previsto na autoavaliação da IES, visando o atendimento dos prazos oficiais e garantir o sigilo das informações.
Atividades Envolvidas na Proposta

As orientações NÃO terão um conjunto mínimo obrigatório para a IES contratante, mas tomarão como base as diretrizes do MEC/INEP e outras dimensões que a IES decidir autoavaliar, dentro do escopo listado nessa proposta. Caberá à própria IES decidir o nível de profundidade dentro do disponibilizado, a partir de seu interesse, dimensões essas que poderão, se for o caso, ser introduzidas à medida que a instituição for se organizando para tal, contando com a orientação do Instituto Lobo / Lobo & Associados.

É facultado à IES contratante abrir mão de qualquer atividade prevista, inclusive da análise dos resultados pelo Instituto Lobo/ Lobo & Associados. Entretanto, a retirada ou não aproveitamento/uso de fases/atividades previstas nessa proposta por parte da IES não implicará em redução, ou devolução de valores, sob hipótese alguma.

A contratação do PROSINAES poderão não incluir, apenas, as Atividades 2 e 3, como o desconto de 4 parcelas, ficando a IES comprometida a encaminhar os dados solicitados e o projeto enviado à CONAES.

Atividades

  • Envio de material básico para obtenção de informações sobre a IES e seu estágio na autoavaliação para configuração de uma identidade e embasamento do trabalho;

  • Orientação às IES para montagem, escolha de membros e atribuições da Comissão Própria de Avaliação e políticas de trabalho/participação, incluindo (se for o caso) as Comissões Executivas, ou Grupos Setoriais, ou equipes de coordenação e/ou equivalente;

  • Orientação para organização (ou reorganização) do documento de Planejamento do trabalho da Comissão Própria de Avaliação, do respectivo cronograma e das condições materiais normalmente necessárias para o desenvolvimento do trabalho;

  • Orientação para a etapa (uma nova se for o caso) de Sensibilização e envio de apresentação em power point de palestra básica sobre o SINAES e a Autoavaliação Institucional em geral (quando o processo for inicial poderá ser a apresentação de um diagnóstico da situação atual para apresentação com as sugestões aprovadas de mudanças, conforme for acordado entre as partes);

  • Orientação (ou reorientação) para definição das dimensões e abrangência da autoavaliação da IES contratante e da utilização dos itens do escopo disponibilizado pelo Instituto Lobo / Lobo & Associados no título " Escopo das dimensões cobertas pelo Instituto Lobo / Lobo & Associados";

  • Disponibilização de referencial teórico sobre avaliação e planejamento institucionais de modo a apoiar a construção desses processos pela IES;

  • Orientação para a IES organizar (ou reorganizar) e trabalhar melhor seus dados e informações, utilizando-os de forma a permitir a elaboração de seus processos de autoavaliação e planejamento baseados em informações padronizadas, fidedignas, apoiadas em comparações e análises oriundas de um conjunto de dados e informações gerenciais pertinentes, coerentes e apropriados;

  • Disponibilização de modelos/esqueletos de instrumentos e de metodologias para avaliação das dimensões previstas no "Núcleo Básico e Comum", do "Núcleo de Temas Optativos" e do "Núcleo de Documentação, Dados e Indicadores" previstos pelo SINAES;

  • Orientação para adaptação dos instrumentos da autoavaliação, propostos ou adaptados pela Consultoria às necessidades e/ou características da IES contratante e que serão desenvolvidos, processados e tabulados pela própria IES, por meio de discussão com o responsável pela Comissão Própria de Avaliação da IES;

  • Orientação para aplicação e tabulação dos relatórios relativos às dimensões da autoavaliação, propostos ou adaptados pela Consultoria às necessidades e/ou características da IES contratante e que serão desenvolvidos, processados e tabulados pela própria IES, por meio de discussão com o responsável pela Comissão Própria de Avaliação da IES;

  • Disponibilização de modelos/esqueletos de relatórios a serem elaborados pela IES a partir da tabulação dos dados institucionais necessários e respostas dos instrumentos aplicados para coletas de dados dos diferentes segmentos e dimensões avaliados, que favoreçam uma análise direcionada e eficiente;

  • Orientação para a análise geral dos resultados da autoavaliação da IES;

  • Análise geral dos relatórios sobre os resultados dos instrumentos aplicados e dos dados institucionais pelo Instituto Lobo / Lobo & Associados, por meio de comparações internas e/ou uso dos indicadores do Instituto Lobo / Lobo & Associados;

  • Disponibilização para a IES desses indicadores previstos no item 13, que permitirão comparações nacionais e internacionais para que a Instituição contratante possa fazer suas próprias correlações, construídos a partir da experiência e das informações que o Instituto Lobo / Lobo & Associados possui, incluindo suas pesquisas;

  • Orientação para direcionamento dos resultados da autoavaliação para uso pelo Planejamento;

  • Orientação e disponibilização de modelos/esqueletos de instrumentos para realização pela IES do "Balanço Crítico" previsto no SINAES, que nada mais é do que a avaliação do próprio processo de autoavaliação institucional;

  • Orientação e discussão sobre dúvidas, ou quaisquer necessidades de esclarecimento sobre o tema, por e-mail ou telefone, além de encontros presenciais pré-determinados que podem ser realizados no Instituto Lobo / Lobo & Associados, de acordo com o previsto no título "Metodologia";

  • Outras orientações relativas a eventuais modificações ou agregações ocorridas por força da legislação do SINAES.
Não fazem parte das atividades previstas nesta proposta:
  • A definição e indicação de membros para CPAs;

  • O preenchimento de dados e informações relativos ao processo de autoavaliação;

  • Elaboração ou envio de modelos de documentos institucionais como missão, PDI, carreiras, etc.,

  • A aplicação de quaisquer instrumentos de avaliação, bem como seu processamento, tabulação e emissão de relatórios decorrentes da aplicação dos mesmos;

  • A impressão de qualquer orientação, apostila, instrumento, planilha, relatório ou formulário de aplicação;

  • A disponibilização de qualquer equipamento para aplicação, confecção, leitura, emissão de formulários/relatórios ou outra atividade ligada à autoavaliação;

  • A cessão ou transferência de uso de Banco de Dados, softwares, ou programas de informática;

  • A realização pelo Instituto Lobo / Lobo & Associados de registros, protocolos, acompanhamento de trâmites de processos junto aos órgãos oficiais governamentais e o acompanhamento de visitas de comissões; e/ou

  • Qualquer outra atividade que fuja do escopo dos objetivos/atividades.

A IES que desejar terceirizar serviços, utilizar formulários de leitura ótica, receber relatórios impressos, ou mesmo desenvolver formulários para aplicação via internet de algum dos aspectos da autoavaliação, poderá contratar esses serviços de forma opcional e em separado, e se desejar, obter a indicação do Instituto Lobo / Lobo & Associados, contando com a orientação da empresa pela Consultoria, sem ônus.

Escopo das Dimensões Cobertas pela L&A

De acordo com a legislação e outros itens que o Instituto Lobo / Lobo & Associados disponibiliza, dentro do Núcleo Básico e Comum e do Núcleo de Temas Optativos e do Núcleo de Documentação, Dados e Indicadores e de acordo com cada caso:

Atividades

  • Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional;

  • A Política para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para o estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisas, de monitoria e demais modalidades;
    1. Ensino
    2. Pesquisa
    3. Extensão
    4. Pós-graduação

  • Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

  • A comunicação com a sociedade;

  • As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento e suas condições de trabalho;
    1. Docentes
    2. Técnico-Administrativos

  • Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a Mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios; Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

  • Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;

  • Políticas de atendimento aos estudantes;
    1. Egressos

  • Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior;

  • Outros previstos e/ou disponibilizados pela Lobo & Associados;
    1. Indicadores e Roteiro de avaliação de Hospitais Universitários
    2. Avaliação do Desempenho Docente no Ensino
    3. Avaliação do Desempenho Docente na Pesquisa
    4. Avaliação do Desempenho Docente na Extensão
    5. Avaliação das Áreas Administrativas
    6. Avaliação das Condições Financeiro-Orçamentárias

Metodologia
  • Troca de documentação, informação e dados por modo eletrônico e/ou correio;

  • Discussão e orientação por meio de telefone, e-mail e em reuniões presenciais opcionais para a IES contratante, já embutidas no custo da proposta. As reuniões serão organizadas para se realizar na cidade de São Paulo, ou em Mogi das Cruzes (50km de SP), por livre decisão do Instituto Lobo / Lobo & Associados.

  • Análise de dados e documentos encaminhados pela IES por e-mail ou por correio e envio de material pelo Instituto Lobo / Lobo & Associados por modo eletrônico.
Cronograma Básico

Para cumprimento dos prazos previstos no SINAES será elaborado um cronograma básico de ações, que pode ser adaptado para as necessidades de cada IES, desde que acordado com antecedência, que corresponderá ao desenvolvimento daquelas propostas no título "Atividades" desse documento.

Prazos

Para atender às necessidades das Etapas Previstas no SINAES, prevê-se que, após a assinatura do contrato, o Instituto Lobo / Lobo & Associados terá 30 (trinta) dias para enviar o formulário de identidade para preenchimento pela IES, as orientações iniciais e o cronograma. É possível prever, ainda, que se forem seguidas as orientações do Instituto Lobo / Lobo & Associados, todas as dimensões do SINAES deverão estar cumpridas no prazo máximo de 2 (dois) anos, e os modelos/esqueletos dos instrumentos organizados pelo Instituto Lobo / Lobo & Associados, bem como a análise individual dos resultados que a Consultoria poderá fazer, já estarão disponíveis, desde que a IES contratante cumpra, estritamente dentro da orientação, o envio de documentos, informações e dados e que cumpra todas as tarefas definidas.

Instituições que estejam avançadass no seu processo de autoavaliação poderão contar com possibilidade de negociação do adiantamento de algumas etapas, mas essa decisão estará restrita à concordância do Instituto Lobo / Lobo & Associados, não estando garantida em nenhum momento na proposta e/ou no contrato caso não tenham sido especificadas e aprovadas por ocasião do aceite, não havendo mudança nos valores previstos de pagamento.

É importante ressaltar que o PROSINAES não substituirá o trabalho de discussão, elaboração, aplicação e análise da CPA (ou demais estruturas) de cada IES, tratando-se de um complemento orientador que agrega a opinião e a análise de especialistas externos, modelos de instrumentos, sugestões de relatórios de dados, análises e indicadores, que a IES deverá implantar a partir de sua própria estrutura, tendo pessoal interno responsável por sua organização e manutenção.

Coordenação do PROSINAES pelo Instituto Lobo / Lobo & Associados

A Coordenação Geral do PROSINAES será do Prof. Roberto Leal Lobo e Silva Filho e a Coordenação Operacional estará a cargo da Profª Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo.

Poderão ser alocados ao projeto - por decisão exclusiva e às expensas do Instituto Lobo / Lobo & Associados, pessoal técnico-especializado (próprio ou de empresas parceiras especializadas) para apoio ao desenvolvimento técnico, organização de relatórios, reuniões e atendimento do PROSINAES.

Coordenação do PROSINAES nas IES

Deverá ser definido pela IES um Coordenador local do PROSINAES como representante operacional, para tratar de todas as questões e que deverá, em princípio, participar das reuniões previstas.

Responsabilidades Complementares da IES Contratante

  • Enviar os documentos e as informações solicitadas;

  • Realizar as tarefas acordadas e orientadas pelo Instituto Lobo / Lobo & Associados;

  • Cumprir os prazos estabelecidos;

  • Responder pela idoneidade e correção das informações;

  • Manter o Coordenador do PROSINAES em contato permanente e condições técnicas de comunicabilidade;

  • Contribuir e participar, sempre que possível, do aprimoramento do PROSINAES;

  • Realizar os pagamentos na forma e nas datas previstas em contrato.
Responsabilidades Complementares do Instituto Lobo / Lobo & Associados
  • Coordenar e decidir sobre todas as questões que envolvem o PROSINAES;

  • Seguir e obedecer rigorosamente às condições estabelecidas no contrato e em documentos que o integrarem;

  • Responsabilizar-se pela validade, perfeições, idoneidade, correção dos dados e informações fornecidas no PROSINAES, dentro do que for informado pela IES contratante e de outras fontes;

  • Fornecer todas as informações necessárias para a plena consecução dos objetivos previstos, assistindo e aconselhando a IES contratante, sempre que for consultado de acordo com os termos previstos no contrato;

  • Corrigir, sem perda de tempo, qualquer incorreção nos trabalhos desenvolvidos;

  • Agir com estrita observância do sigilo profissional, de acordo com o termo de compromisso que faz parte integrante do contrato, exigindo idêntica conduta do seu pessoal.

Para mais informações, entre em contato conosco: institutolobo@institutolobo.org.br, ou pelo telefone (11) 4796 2811.


Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia
Rua José Urbano Sanches, 420 - Vila Oliveira - Mogi das Cruzes, SP (08780-220)
Tel/Fax (11) 4796-2811
Lobo & Associados Uma referência nacional de Consultoria em Educação