Serviços
Diagnóstico Institucional

O Diagnóstico Institucional tem por objetivo a reestruturação e integração dos diferentes setores e de uma visão, missão e políticas gerais unificadas e integradoras, que induzam a um planejamento e gestão capazes de contribuir para o aprimoramento institucional dentro dos requisitos de qualidade de suas lideranças, de sua comunidade e dos órgãos governamentais.

Por ser de fundamental importância que se conheça o que existe na Instituição e que se uniformize as iniciativas que já existem, multiplicando-se o que está dando certo e modificando-se o que não apresenta bons resultados, o Diagnóstico Institucional é realizado em três Etapas: a Diagnóstica, a de Planejamento e a de Aprimoramento, que podem ser contratadas separadamente.

A ETAPA DIAGNÓSTICA é baseada na análise dos documentos institucionais, na aplicação de instrumentos e entrevistas e no uso dos indicadores pertinentes e que deverá ser composta de quatro projetos distintos:

  • Diagnóstico Administrativo;

  • Diagnóstico Acadêmico;

  • Análise dos dados financeiros institucionais e específicos dos cursos; e

  • Análise Contábil-Tributária.
A - Diagnóstico Administrativo

Objetivo:

  • Realizar uma avaliação diagnóstica da gestão da Instituição concentrada nas áreas ligadas à administração da IES propriamente dita para, a partir das análises de suas principais atividades e processos nessa área e do perfil de seus administradores, determinar os principais problemas existentes, de modo a subsidiar a IES, com sugestões e alertas, para futuras ações voltadas ao aprimoramento da gestão administrativa;

  • Identificar e analisar pontos fortes e fracos da gestão da IES e suas relações com a área administrativa;

  • Levantar, comparar e interpretar as relações entre os setores meio e as atividades-fins da IES e a satisfação dos clientes internos com os serviços administrativos;

  • Comparar os processos de decisão e de administração com as modernas técnicas utilizadas e aplicáveis no mercado de ensino;

  • Avaliar a estrutura real em relação à estrutura oficial de comando e gerenciamento de atividades administrativas e propor sugestões que melhorem a relação custo x benefício da estrutura;

  • Levantar e identificar os principais problemas administrativos da IES;

  • Orientar as atividades que devem ser realizadas, em ordem de prioridade, fornecendo um roteiro geral de ações prioritárias para melhoria da gestão e da área administrativa.
Áreas envolvidas

  1. Perfil da Administração

  2. Administração Geral
    1. 2.1 - Organização Geral
      1. Estrutura Organizacional / Descrição de cargos: · Estrutura Organizacional · Descrição de cargos · Autoridade e esponsabilidade
      2. Organização e Métodos / Manuais: · Organização e Métodos · Manuais
    1. 2.2 - Orçamento e Controle
      1. Sistemas de Custos
      2. Orçamento
      3. Controle
    1. 2.3 - Direção
      1. Comando
      2. Comunicações Administrativas
      3. Cooperação e Intercâmbio
      4. Recursos Humanos

  3. Ambiente
    1. Condições de trabalho do campus e do local de trabalho

  4. Administração de Recursos Humanos
    1. Política de Pessoal / Organização
    2. Administração de Cargos e Salários: · Análise dos Postos de Trabalho · Avaliação de Cargos · Remuneração · Avaliação de desempenho · Promoção
    3. Recrutamento e Seleção de Pessoal: · Recrutamento · Estabilidade · Recepção e Acolhimento
    4. Treinamento e Desenvolvimento: · Levantamento de necessidades · Métodos · Plano de Treinamento · Acompanhamento
    5. Benefícios e Serviços de Pessoal: · Benefícios · Serviços
    6. Contencioso Trabalhista

  5. Marketing
    1. Pesquisas: · Pesquisa · Pesquisa (clientes) · Pesquisa de Mercado (concorrentes)
    2. Publicidade e Propaganda: · Organização · Técnica de divulgação

  6. Administração de materiais e equipamentos
    1. Compras: · Organização das compras · Políticas · Aprovisionamento · Controle
    2. Almoxarifado: · Organização do Almoxarifado · Recepção · Localização · Material de consumo · Materiais em geral · Equipamentos · Combustíveis · Sucatas e refugos · Materiais administrativos · Patrimônio
    3. Transporte

  7. Segurança

  8. Manutenção

  9. Construções

  10. Contratos

  11. Administração Financeira
    1. Demonstrativo de resultados
    2. Plano de Contas
B - Diagnóstico Acadêmico

Objetivo:

  • Realizar uma avaliação diagnóstica da área acadêmica da Instituição, concentrada nas áreas ligadas à graduação, mas passando pela extensão, pesquisa e pós-graduação para, a partir das análises de suas principais atividades e processos nessa área e do perfil de seus administradores, determinar os principais problemas existentes, de modo a subsidiar a CONTRATANTE, com sugestões e alertas, para futuras ações voltadas ao aprimoramento da área acadêmica da IES;

  • Identificar e analisar pontos fortes e fracos da área acadêmica da IES e suas relações com a área administrativa;

  • Utilizar referências nacionais, internacionais e próprios que alertem os gestores dos problemas apresentados por eventuais distorções dos processos acadêmicos em relação às atividades de gerenciamento, controle e planejamento da IES;

  • Orientar as atividades que devem ser realizadas, em ordem de prioridade, fornecendo um roteiro geral de ações prioritárias para melhoria da gestão e da área administrativa.

C - Análise dos Dados Financeiros Institucionais e Específicos dos Cursos

Objetivos:

Analisar e apresentar indicadores sobre as principais alíneas de receitas e despesas, totais e por curso, de modo a permitir a elaboração de diretrizes e metas para a otimização de gastos sem prejuízo da qualidade institucional.

D - Análise Contábil-Tributária

Objetivos:

  • Levantamento e apuração do resultado financeiro das atividades institucionais;

  • Verificação dos recolhimentos tributários e adequação ao tipo de IES;

  • Análise dos balancetes do ano em curso e dos dois últimos balanços para análise da viabilidade e da situação contábil e tributária da empresa.

A ETAPA DE PLANEJAMENTO é realizada para levantamento e documentação dos principais problemas institucionais e projetar o futuro e não levantar pendências e inconsistências do passado, baseada nos resultados na Etapa Diagnóstica, compreendendo as seguintes atividades:

  • Organização de um Serviço de Informações Gerenciais (SIG) capaz de, sem grandes investimentos, documentar os dados de forma a permitir tomada de decisão;

  • Elaboração, junto à Comunidade Interna, de um SWOT institucional que aponte as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da IES, que embasará o Planejamento e as prioridades na visão dos diferentes segmentos institucionais;

  • Elaboração, junto à Comunidade Interna, do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) que defina com clareza a Missão e a Visão da IES, seus princípios e valores, políticas gerais, objetivos e metas estratégicas institucionais e, também, do ensino, da pesquisa, da extensão, da produção, dos assuntos estudantis e da administração;

  • Elaboração, junto à Comunidade Interna, do Planejamento Tático-operacional (PTO) que defina com clareza as metas, responsáveis, prazos e custos das ações para as áreas de ensino, da pesquisa, da extensão, da produção, dos assuntos estudantis e da administração para consecução do PEI;

  • Elaboração, junto à Comunidade Interna, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que ajude a documentar o que existe na IES e projete sua expansão de cursos e vagas, corpos docente e técnico- administrativo, biblioteca, estrutura física e sustentabilidade financeira.

ETAPA DE APRIMORAMENTO compreende as seguintes atividades, decorrentes dos resultados encontrados na Etapa Diagnóstica:

  • De finição e elaboração, junto à Comunidade Interna, da Estrutura Organizacional, Organogramas e Atribuições dos principais órgãos executivos e colegiados e revisão e elaboração de nova proposta de Estatuto e do Regimento da IES, incluindo os principais processos acadêmicos que devem fazer parte desses ordenamentos, que permitam a implantação de uma estrutura que apóie o atendimento da Missão definida no Planejamento Estratégico e no PDI;

  • Redefinição do processo de avaliação institucional para que ela se transforme em uma ferramenta de gestão e medida de efetividade das políticas implantadas, incluindo a implantação de avaliação de desempenho e programas de incentivo ao mérito e à produção; e

  • Capacitação de dirigentes para a gestão universitária.



Anterior

Voltar ao Índice

Próximo
Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia
Rua José Urbano Sanches, 420 - Vila Oliveira - Mogi das Cruzes, SP (08780-220)
Tel/Fax (11) 4796-2811
Lobo & Associados Uma referência nacional de Consultoria em Educação