Serviços
Processos de Fusão, Aquisição (Parcial e Total) e Profissionalização das IES

Análise Empresarial para o Ensino Superior (ANEPES)
Orientação de Investimentos / Avaliação do Candidato

Na hora de adquirir, associar-se ou financiar uma instituição de ensino superior (IES) é preciso avaliar alguns fatores estruturais que devem ser levados em conta para levantar a conveniência da transação.

Como a educação não é uma commodity, é fundamental que esta avaliação conte com a competência de especialistas do setor de ensino superior, com experiência concreta da gestão destas complexas instituições.

Não basta, por exemplo, levantar a mensalidade praticada pela IES, sua folha de pagamento, seus ativos e passivos, e suas dívidas com o Governo e o setor financeiro, para estabelecer o valor da organização, sua capacidade de pagamento e suas reais possibilidades de crescimento e diferenciação no mercado, diante da concorrência crescente, das exigências legais e das demandas mais específicas do corpo discente.

As áreas de atuação da IES, suas políticas de contratação e promoção do corpo docente, a diversificação das fontes de receitas e formas de captação, a estrutura de gastos, em particular a organização didática e o financiamento da pesquisa e da extensão e o atendimento aos alunos, que são fatores essenciais na previsão das possibilidades de superação da concorrência, para a definição de estratégias de crescimento e na ampliação dos lucros operacionais.

Além disso, seu posicionamento no mercado, sua participação e seu desempenho acadêmico e administrativo, em relação aos concorrentes, aos parâmetros governamentais e aos indicadores nacionais e internacionais podem referenciar melhor os investidores e/ou financiadores, assim como a análise de sua cesta de produtos e serviços e sua possibilidade / capacidade de expansão e diversificação.

O Instituto Lobo / Lobo & Associados possui a experiência necessária para orientar os investidores nesta importante - e cada vez mais significativa - área da economia brasileira, que hoje responde por cerca de 10 bilhões de reais de faturamento anual em seu setor privado de ensino superior (que inclui instituições comunitárias, confessionais, filantrópicas, e particulares com e sem fins lucrativos), com crescimento de 42,56 % nas matrículas e de 38,04 % de estudantes formados no segundo grau nos últimos três anos.

O novo Código Civil servirá como catalisador das mudanças que se faziam necessárias e eram previstas para este setor, devido à sua grande expansão e aos indícios de que ele está caminhando para sua consolidação, e como conseqüência, para um cenário de aquisições, fusões e financiamentos, em suas múltiplas formas.

Para realizar um investimento com confiança é preciso analisar uma IES sob três pontos de vista: financeiro, jurídico e empresarial.

A L&A preparou-se para os desafios desta nova realidade montando, a partir de sua experiência no setor, um novo produto voltado à terceira vertente, a análise empresarial de uma IES, denominado ANÁLISE EMPRESARIAL PARA O ENSINO SUPERIOR (ANEPES).

O ANEPES se compõe de três sub-áreas: AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES), ANÁLISE COMPETITIVA E FOCO ESTRATÉGICO GLOBAL, desenvolvidas com a finalidade de assessorar e orientar os interessados em investir nesse segmento, compreendendo subitens:

1 - Avaliação Interna da Instituição

  • Análise dos produtos;

  • Análise financeira, fonte de receitas e custos operacionais baseada em indicadores nacionais e internacionais;

  • Análise da situação da Instituição em relação às avaliações e parâmetros governamentais;

  • Levantamento da situação legal da Instituição e de seus cursos;

  • Atuação no mercado;

  • Tecnologia;

  • História e cultura;

  • Análise da equipe de gestão.
2 - Análise Competitiva

  • Definição dos concorrentes;

  • Participação estimada no mercado dos concorrentes;

  • Posicionamento qualitativo;

  • Política de preços;

  • Análise de demandas tendo em vista as áreas de atuação, a realidade regional, dimensão como empregadora, capacidade de pagamento dos estudantes e o mercado de ensino superior.
3 - Foco Estratégico Global

  • Diagnostico de como a Instituição chegou aonde está atualmente;

  • Inventário dos recursos e capacidade da instituição versus concorrentes;

  • Levantamento de cenários de curto e médio prazos;

  • Estruturação do SWOT Institucional: principais forças, fraquezas oportunidades e ameaças, para identificação de lacunas que podem ser exploradas, como tecnologia, marketing e produtos;

  • Estudos sobre estratégias e fontes internas e externas para captação de novas receitas;

  • Estudos sobre perspectivas e capacidade de expansão e diversificação;

  • Orientação sobre quadros dirigentes.

Para investidores que desejem ingressar, ou ampliar sua atuação no ensino superior brasileiro, e prefiram uma orientação global para seus possíveis investimentos, o Instituto Lobo / Lobo & Associados se propõe a coordenar e compatibilizar, com sua própria análise empresarial da IES candidata - ANEPES - a atuação de avaliadores nos campos financeiro e jurídico, realizados por empresas associadas altamente experientes e qualificadas.

O Instituto Lobo / Lobo & Associados, além de assessorar os dirigentes e desenvolver programas de treinamento de gestores acadêmicos e administrativos, pode indicar dirigentes e/ou participar diretamente da terceirização de Instituições de Ensino Superior, por meio de contrato de gestão.



Anterior

Voltar ao Índice

Próximo
Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia
Rua José Urbano Sanches, 420 - Vila Oliveira - Mogi das Cruzes, SP (08780-220)
Tel/Fax (11) 4796-2811
Lobo & Associados Uma referência nacional de Consultoria em Educação