Analises
Estratégias que aprimoram: transformando dados do MEC em resultados para sua IES
Proposta de consultoria online para IES brasileiras
Apesar de anos de avaliações do MEC e da publicação dos resultados que impactam a escolha dos alunos e a imagem institucional, poucas IES de fato usam adequadamente os dados oficiais para compreender melhor seu desempenho, a causa de seus conceitos e o que ocorre com suas concorrentes.
Até mesmo a imprensa comete erros sucessivos ao falar da quantidade de cursos com problemas, pois não entende a fórmula que distribui os conceitos em uma curva normal.
Depois de trabalharmos com mais de 130 instituições, várias delas que se nortearam pelas nossas análises e melhoraram em curto espaço de tempo seu desempenho junto aos indicadores do MEC/INEP e de publicar dezenas de artigos mostrando que os dados oficiais nos permitem aprimorar a gestão e a qualidade das decisões institucionais e setoriais, entendemos que uma IES pode contratar essa análise tão completa e fazer uso desses achados, sem precisar de alguém interno, ou de longos períodos de aprendizado no sistema de tentativa e erro.
O novo produto do Instituto Lobo denominado ANALISES é exatamente isso: um pacote de “Análises para o Sucesso do Ensino Superior” a partir dos dados oficiais do MEC/INEP de uma IES contratante para que ela possa avançar em sua graduação, com a expertise e apoio do Instituto Lobo.
É uma análise completa dos dados do MEC e sugestões para melhoria dos indicadores institucionais e por curso.
O Instituto Lobo desenvolveu uma grande expertise na análise dos documentos elaborados pelo Ministério da Educação visando obter informações sobre o desempenho e a qualidade das IES, em particular os cursos de graduação, buscando identificar uma série de indicadores que se complementam para permitir um quadro geral destes cursos, incluindo opinião dos estudantes sobre infraestrutura, processos de ensino, qualificação do corpo docente e regimes de trabalho, a formação dos ingressantes e avaliação de conhecimento dos egressos, a dinâmica e eficácia do curso, o fluxo estudantil que é o acompanhamento dos ingressantes em cada curso e seu percurso acadêmico, incluindo a permanência, a conclusão e a evasão.
Os resultados da IES são comparados com diversos grupos reunidos por região geográfica, categoria administrativa, organização acadêmica, sempre relativa às médias das concorrentes e aos desvios-padrão das amostras.
A ligação do perfil dos estudantes (como origem socioeconômica, trabalho, horas semanais de estudo declaradas, entre outras) com seu desempenho no ENADE, a análise do CPC (Conceito Preliminar do Curso) nos permite verificar além do ENADE para os egressos do curso em questão, os resultados acadêmicos dos ingressantes (ENEM), o IDD (Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) e as condições de oferta, em especial do corpo docente (proporção de mestres e doutores, regime de trabalho) e a percepção dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de aprofundamento são usados para compor um quadro claro de onde estão os problemas concretos da IES na graduação.
Além disso, o CPC informa a relação do corpo docente, em relação aos demais congêneres, regionalmente (por estado), como dependência administrativa (publica, privada, com e sem fins lucrativos) e organização acadêmica (universidade, centro universitário, faculdade), permitindo que o Instituto indique o que fazer (com o menor custo possível) para melhoria desse quesito que pesa tanto no CPC.
O IGC acrescenta a visão global da IES incluindo a pós-graduação e junto com os demais itens listados, a IES terá a transformação de dados, que para muitos se encerram em si próprios, em indicadores de diagnóstico e desempenho que orientam as ações necessárias para melhorar o desempenho no ENADE, nos conceitos do CPC e do IGC e no combate à Evasão com a expertise do Instituto Lobo, que é a mais importante instituição brasileira nos estudos sistemáticos sobre ensino superior e que possui o maior número de citações de seus artigos científicos sobre Evasão (quase duas mil).
Base de documentos:
1. CPC
2. IDD
3. IGC
4. ENADE
5. e-MEC
6. Censo da Educação Superior
7. Trajetórias Estudantis para análise da eficácia do curso (Titulação, Represamento, Evasão etc)
8. Informações solicitadas para a IES quando for o caso
O Instituto Lobo possui, também, um grande acervo de dados nacionais e internacionais que permite análises aprofundadas de políticas públicas nas suas áreas de atuação e suas consequências, contando para isso com colaboradores especialistas do mais alto nível.
O pacote “ANALISES” tem a Coordenação Geral do Prof. Roberto Lobo e a Coordenação Executiva da Profª Maria Beatriz Lobo e é adequado ao tamanho da IES (número de cursos, modalidades presencial e EaD e número de campus) e pode levar de 60 dias até 120 dias para entrega após a assinatura do contrato.
Para maior segurança o Instituto Lobo poderá indicar gestores de algumas das IES que receberam essas análises, para que a IES interessada possa conhecer a opinião de quem contratou, isoladamente ou dentro de um contrato maior de consultoria, trabalho semelhante. ENTRE EM CONTATO CONOSCO