A Escolha da Reitora da UNIVALE

O processo que mexeu com a Academia

Comitê de escolha do processo de seleção do reitor da UNIVALE

A escolha de um novo reitor é talvez a decisão isoladamente mais importante na vida de uma universidade. É, também, uma das mais desafiadoras. Em um País em que se discute a reforma universitária e se ventila a possibilidade de definir um único padrão de escolha para dirigentes de universidades públicas (no caso, a eleição direta) e uma forma de controlar as IES privadas, por meio da obrigatoriedade da participação dos docentes na escolha de dirigentes acadêmicos, uma universidade comunitária do interior de Minas Gerais dá um exemplo de que existem outras maneiras de definir qual o profissional mais adequado para ocupar cargos de destaque nas IES.

Embora, como em muitos casos, na Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) o processo de escolha fosse da responsabilidade do Conselho de Curadores da Fundação Percival Farquhar (FPF), mantenedora da UNIVALE, a criação de um Comitê de Escolha - composto por representantes da FPF, da UNIVALE e de membros externos especialistas e gestores de universidades de renome - e a abertura da seleção a acadêmicos externos à UNIVALE introduziram uma sistemática ampla, transparente e democrática que poderá se tornar um modelo para a escolha de dirigentes/gestores nas universidades brasileiras, à semelhança do que já ocorre em outros países, como os Search Committees americanos.

Todo esse processo foi coordenado pela Lobo & Associados Consultoria e teve ampla repercussão na imprensa nacional e nas instituições públicas e privadas de Ensino Superior.
A aceitação e o empenho dos integrantes da própria UNIVALE (professores, alunos, funcionários e atuais gestores) durante todo o processo, para que tudo desse certo, e o apoio maciço que a Consultoria recebeu de renomados experts em Ensino Superior - além de opiniões favoráveis de dirigentes, dos jornalistas, da sociedade em geral e de todos os 51 candidatos que concorreram ao cargo - indicam que há muito espaço para ser experimentado, sem reinventar a roda, na busca do aprimoramento da gestão das instituições universitárias brasileiras.

A partir dessa experiência, a Lobo & Associados vai aproximar instituições que querem contratar profissionais, para chefias acadêmicas e administrativas ou para a docência, de quem têm talento e experiência e aceitaria uma oportunidade para aplicar seus conhecimentos. Basta entrar no site da L&A e acessar o botão "classificadouniversitário", ou ligar para conhecer esse novo produto/serviço.