Seminário reúne gestores para discutir TI
Palestras e relatos apresentaram dados, indicadores e experiências na área

107 dirigentes de 18 estados

"Um evento produtivo, útil, que cobriu um extenso leque de assuntos importantes para a TI das IES. Além disso, a pesquisa da Lobo & Associados apresentada sobre o tema trouxe aspectos interessantes que nenhuma outra pesquisa havia revelado antes." Assim avaliou o prof. Paulo César Masiero - titular do Departamento de Computação e Estatística do ICMC/USP, presidente da Comissão Central de Informática da USP -, coordenador técnico da Pesquisa e do Seminário Nacional "A Gestão dos Sistemas de Informação e suas Tecnologias" que a Consultoria realizou de 10 a 13 de maio no Blue Tree Towers, em São Paulo.

Participaram do evento 57 IES de 18 Estados, totalizando 107 dirigentes de Instituições de Ensino Superior (IES), um misto de gestores de Tecnologia da Informação (TI) e gestores acadêmicos e administrativos que avaliaram o Seminário com nota 9,47. Cada vez mais incentivada pela diretoria da L&A para garantir uma maior troca entre as áreas, a presença de mais de um integrante, inclusive de áreas distintas das IES, tem trazido ganhos para os participantes. Na opinião de Heitor Strogulsk, supervisor de TI da UCS (RS), "todos uniram TI e Instituição com maestria. Não tive de fazer "conversões", pois mostraram a TI no contexto acadêmico. Gostei de vir acompanhado pelo gestor da minha instituição, pois partilhamos temas que no dia-a-dia não conseguimos dividir", explicou.

A troca de experiências com outras IES é um ponto positivo sempre ressaltado nos eventos nacionais da Consultoria. "Para mim, a Lobo está sempre à frente na área de gestão, tornando-se um referencial. Estamos presentes em todos os eventos e, como aqui encontramos gestores de todo País, a Lobo promove um verdadeiro intercâmbio de informações, de parcerias", comentou Milena Oliveira, superintendente da FTC (BA).

Várias palestras foram apresentadas de forma a garantir uma visão abrangente e organizada sobre a TI nas IES. Os professores Luiz Natal Rossi (USP), Luiz Antonio Quilicci Leite (Quilicci Consultoria), Edson dos Santos Moreira (USP), Adriano Cansian (UNESP), Sérgio Assis (Assis e Associados Engenheiros Consultores), Carmem Maia (Universidade Anhembi Morumbi), Décio Fonseca (UFPE), Eloni José Salvi (UNIVATES), Paulo César Masiero (USP), Roberto Lobo e Maria Beatriz Lobo (Lobo & Associados) ministraram palestras que se complementaram com perguntas de alto nível. "Achei que eles realmente têm conhecimento não só sobre TI, mas, principalmente, sobre assuntos acadêmicos", destacou Samuel Araújo, da UNIVALE (MG). Para Hermínio Kloch, gerente de informática da FACIVI (SC), "os palestrantes não são vendedores, não querem convencê-lo a comprar uma idéia ou proposta. Pelo contrário! Trazem informação e não impõem nada!".

Foram feitos excelentes relatos de experiências por representantes da Universidade de Caxias do Sul (RS), da Universidade da Região de Joinville (SC), do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (RJ) e do Instituto Metodista de Ensino Superior (SP).

Daniel Mitraud, do Santander Banespa, avaliou o apoio do Banco ao evento: "A Lobo & Associados é referência nacional de consultoria em Educação, seu trabalho é de altíssima qualidade, garantindo aos seus clientes informações confiáveis que, no nosso caso, direcionam a tomada de decisões estratégicas. Apoiar/investir em iniciativas voltadas ao Ensino Superior brasileiro faz parte da nossa missão em sintonia com os valores institucionais praticados.
Diante dessas premissas, o Santander Banespa cumpre seu papel como agente ativo no desenvolvimento das comunidades onde atua", concluiu o gerente geral de ações estratégicas do Programa Universidades.