Lobo & Associados lança o SIGAMES 2
IES já podem contar com orientação e indicadores para melhorar seu SIG

Quem trabalha com gestão universitária, necessita realizar qualquer tipo de estudo sobre Ensino Superior no Brasil ou é um interessado no assunto depara-se com um problema grave e crônico que até agora não tinha nenhuma perspectiva de solução: a falta generalizada de informações, dados e indicadores sobre as Instituições de Ensino Superior, sejam IES públicas, sejam principalmente privadas.

Para contribuir com esses novos tempos e para o avanço na solução de tão importante entrave à melhoria das IES brasileiras e após discussões e adaptações oriundas de sugestões das IES que discutiram a proposta original do SIGAMES, a Lobo & Associados lançou, para atendimento individual das instituições, o SERVIÇO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS PARA ACOMPANHAMENTO DE MACROINDICADORES DO ENSINO SUPERIOR - SIGAMES 2.
Como o maior problema relacionado a um sistema de informações gerenciais (SIG) da IES é a dificuldade de adequação e padronização a respeito da seleção - prioridade e tratamento que as informações devem ter -, a L&A utilizará seu know-how e sua base de dados para criar as matrizes e os critérios para o SIGAMES 2.

As IES que aderiram ao SIGAMES 2 já estão recebendo orientação para ordenar seus bancos de dados básicos visando a organização do SIG e mesmo de suas Avaliações Institucionais. As outras IES, se desejarem, podem entrar durante qualquer período do ano.

Mesmo não incorporando a possibilidade de construção de uma rede de cooperação de dados para acesso aberto entre as IES, o novo SIGAMES 2 agrega as seguintes vantagens:

  • Orientação pela Consultoria para organização dos dados institucionais;
  • Análise dos dados institucionais com os referenciais internos e os indicadores colhidos e organizados pela Lobo & Associados;
  • Atendimento individualizado da IES, dentro dos interesses e enfoques de cada instituição;
  • Envio apenas dos dados escolhidos pela IES, sem a exigência de conteúdos mínimos/obrigatórios;
  • Introdução de um termo de compromisso formal de sigilo das informações e dos dados enviados pela IES;
  • Flexibilização do cronograma de entrega das informações pela IES; e
  • Baixo custo, porque não serão feitos investimentos em equipamentos e mão-de-obra para uso de tecnologia via web, já que as informações e os dados serão encaminhados via e-mail e/ou CD-ROM.