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A o ler uma
das edições do informativo Terceiro Grau, da Lobo &
Associados, o reitor Luiz Augusto Costa a. Campi, da Universidade de Santa
Cruz do Sul - UNISC, sugeriu ao pró-reitor de planejamento, professor
Marcos Moura Santos, que ligasse para a Consultoria: "Conheço
o professor Lobo, e só alguém como ele tem condições
de fazer o que precisamos".
"Quando eu liguei e vocês disseram que nós deveríamos
vir ao escritório da Lobo & Associados ao invés de vocês
irem à Universidade, já que somos o cliente, achei quase
um absurdo. Hoje, após passar o dia aqui, conhecê-los, saber
como pensam e ver in loco trabalhos já realizados, fez com que
eu entendesse o porquê. Acho que valeu muito a pena. Vou falar com
meu reitor e voltamos a nos comunicar." Esta foi a frase de despedida
do professor Marcos Moura Santos, quando esteve em Mogi das Cruzes, na
sede da Lobo & Associados, em novembro de 2002.
Dessa forma, então, começou o relacionamento entre a UNISC
e a Consultoria, que gerou muitos projetos que já começam
a dar frutos.
O primeiro deles foi um estudo para o posicionamento estratégico
- aliado a um estudo de mercado -, em que foram levantadas as forças,
as fraquezas, as oportunidades e as ameaças para apoio às
definições das prioridades e políticas de expansão
da Universidade.
Já sob novo comando, a pró-reitoria de planejamento da UNISC
encomendou, em seguida, a análise dos instrumentos utilizados no
processo de Avaliação Institucional da UNISC, uma espécie
de "avaliação da avaliação" por
especialistas externos. "A escolha deveu-se ao fato de que a Lobo
& Associados possui uma boa experiência na área de gestão
da educação e também em avaliação institucional.
A UNISC já havia desenvolvido trabalhos anteriores com a equipe
da Lobo & Associados e, portanto, sentiu-se bastante segura na assinatura
desse novo contrato", conta o professor João Pedro Schmidt,
atual pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional.
Fundada em 1962 e reconhecida como universidade em 1993, a UNISC, instituição
comunitária mantida pela Associação Pró-Ensino
em Santa Cruz do Sul, possuía, em junho de 2004, 11.752 alunos
de graduação (além de quase 500 alunos de ensino
básico e profissionalizante), 576 professores, 566 técnicos
administrativos que trabalham em seus 39 cursos de graduação
(com 53 habilitações) e 2 mestrados reconhecidos, distribuídos,
além da sede, nos campi de Sobradinho, Capão da Canoa e
Venâncio Aires, todos no Rio Grande do Sul.
"A UNISC, assim como outras instituições gaúchas
em geral e comunitárias em particular, demonstra - por meio da
seriedade e do profissionalismo com que trabalham seus dirigentes - uma
profunda preocupação não só com a qualidade,
mas também com o atendimento às necessidades da comunidade
regional, praticando uma gestão participativa e aberta para avaliação.
Fazendo-a de forma correta, não só se atende às exigências
de qualquer legislação, mas se consegue ter base para provocar
mudanças", afirma Roberto Lobo, sócio-diretor da L&A,
que coordenou os projetos estabelecidos nesta parceria.
O processo de análise dos instrumentos e da própria prática
da avaliação deu-se a partir do envio dos documentos e relatórios
para exame dos consultores. Estes, posteriormente, reuniram-se com todos
os grupos responsáveis pelas diversas dimensões da Universidade
- graduação, pós-graduação, extensão,
pesquisa e gestão, em diferentes níveis de desenvolvimento
-, que participaram do Programa de Avaliação Institucional
da UNISC - PAIUNISC. Este, por sua vez, integra o PAIUNG, o Programa de
Avaliação Institucional das Universidades do COMUNG, Consórcio
das Universidades Comunitárias Gaúchas.
As discussões e pareceres, além de uma proveitosa troca
de experiências, serviram para dar coesão ao trabalho das
equipes, redirecionar o papel da Comissão de Avaliação
e orientar a UNISC sobre a necessidade de ampliar a abordagem da avaliação
de levantamentos de opinião para uma avaliação que
agregasse a análise dos dados institucionais e sua evolução
ao longo do tempo. "A UNISC já estava bastante adiantada nas
dimensões acadêmicas, mas, a exemplo de outras IES, não
desenvolveu uma sistemática para utilizar sua base de dados de
forma a subsidiar o programa de avaliação e as decisões
gerenciais", comenta Maria Beatriz Lobo, sócia-diretora da
Consultoria.
A partir dessas conclusões, a etapa seguinte constituiu-se da orientação
para montagem do Banco de Dados Gerenciais e Indicadores da Avaliação,
que contemplou a construção de políticas de escolha
e padronização de dados e informações e a
definição de indicadores, nacionais e internacionais, que
agora estão sendo priorizados pela própria Universidade,
seguindo a metodologia de discussões e tiradas de consensos internos,
que faz parte da prática política da UNISC. "Ficamos
bastante satisfeitos com o trabalho desenvolvido, que será uma
contribuição importante para quem procura se espelhar em
instituições bem-sucedidas", considera João
Pedro.
Essa parceria acabou por representar, ainda, o desenvolvimento de outro
trabalho, que poderá ser de grande importância para a região
do Vale do Rio Pardo, onde se localiza Santa Cruz do Sul: a elaboração
pela Lobo & Associados, envolvendo uma ampla discussão com
a Instituição, de um projeto inovador para criação
de um curso de Medicina na UNISC.
"O trabalho proposto pela Consultoria foi fundamental para a UNISC,
pois possibilitou a reorganização de muitos processos internos.
Especificamente na parte da avaliação institucional, as
atividades desenvolvidas possibilitaram o aperfeiçoamento dos instrumentos
avaliativos, mudanças na forma de apresentação dos
resultados para a comunidade acadêmica e a reconfiguração
dos indicadores internos. Além disso, a idéia de construção
de um banco de dados para a avaliação foi ampliada e deverá
beneficiar, com o tempo, todas as dimensões da Universidade",
completa, confiante, o pró-reitor Schimidt. |