Banco de dados para apoio à avaliação
Um exemplo de evolução da análise institucional visando o apoio gerencial

A o ler uma das edições do informativo Terceiro Grau, da Lobo & Associados, o reitor Luiz Augusto Costa a. Campi, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, sugeriu ao pró-reitor de planejamento, professor Marcos Moura Santos, que ligasse para a Consultoria: "Conheço o professor Lobo, e só alguém como ele tem condições de fazer o que precisamos".

"Quando eu liguei e vocês disseram que nós deveríamos vir ao escritório da Lobo & Associados ao invés de vocês irem à Universidade, já que somos o cliente, achei quase um absurdo. Hoje, após passar o dia aqui, conhecê-los, saber como pensam e ver in loco trabalhos já realizados, fez com que eu entendesse o porquê. Acho que valeu muito a pena. Vou falar com meu reitor e voltamos a nos comunicar." Esta foi a frase de despedida do professor Marcos Moura Santos, quando esteve em Mogi das Cruzes, na sede da Lobo & Associados, em novembro de 2002.

Dessa forma, então, começou o relacionamento entre a UNISC e a Consultoria, que gerou muitos projetos que já começam a dar frutos.
O primeiro deles foi um estudo para o posicionamento estratégico - aliado a um estudo de mercado -, em que foram levantadas as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças para apoio às definições das prioridades e políticas de expansão da Universidade.

Já sob novo comando, a pró-reitoria de planejamento da UNISC encomendou, em seguida, a análise dos instrumentos utilizados no processo de Avaliação Institucional da UNISC, uma espécie de "avaliação da avaliação" por especialistas externos. "A escolha deveu-se ao fato de que a Lobo & Associados possui uma boa experiência na área de gestão da educação e também em avaliação institucional. A UNISC já havia desenvolvido trabalhos anteriores com a equipe da Lobo & Associados e, portanto, sentiu-se bastante segura na assinatura desse novo contrato", conta o professor João Pedro Schmidt, atual pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional.

Fundada em 1962 e reconhecida como universidade em 1993, a UNISC, instituição comunitária mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, possuía, em junho de 2004, 11.752 alunos de graduação (além de quase 500 alunos de ensino básico e profissionalizante), 576 professores, 566 técnicos administrativos que trabalham em seus 39 cursos de graduação (com 53 habilitações) e 2 mestrados reconhecidos, distribuídos, além da sede, nos campi de Sobradinho, Capão da Canoa e Venâncio Aires, todos no Rio Grande do Sul.

"A UNISC, assim como outras instituições gaúchas em geral e comunitárias em particular, demonstra - por meio da seriedade e do profissionalismo com que trabalham seus dirigentes - uma profunda preocupação não só com a qualidade, mas também com o atendimento às necessidades da comunidade regional, praticando uma gestão participativa e aberta para avaliação. Fazendo-a de forma correta, não só se atende às exigências de qualquer legislação, mas se consegue ter base para provocar mudanças", afirma Roberto Lobo, sócio-diretor da L&A, que coordenou os projetos estabelecidos nesta parceria.

O processo de análise dos instrumentos e da própria prática da avaliação deu-se a partir do envio dos documentos e relatórios para exame dos consultores. Estes, posteriormente, reuniram-se com todos os grupos responsáveis pelas diversas dimensões da Universidade - graduação, pós-graduação, extensão, pesquisa e gestão, em diferentes níveis de desenvolvimento -, que participaram do Programa de Avaliação Institucional da UNISC - PAIUNISC. Este, por sua vez, integra o PAIUNG, o Programa de Avaliação Institucional das Universidades do COMUNG, Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.

As discussões e pareceres, além de uma proveitosa troca de experiências, serviram para dar coesão ao trabalho das equipes, redirecionar o papel da Comissão de Avaliação e orientar a UNISC sobre a necessidade de ampliar a abordagem da avaliação de levantamentos de opinião para uma avaliação que agregasse a análise dos dados institucionais e sua evolução ao longo do tempo. "A UNISC já estava bastante adiantada nas dimensões acadêmicas, mas, a exemplo de outras IES, não desenvolveu uma sistemática para utilizar sua base de dados de forma a subsidiar o programa de avaliação e as decisões gerenciais", comenta Maria Beatriz Lobo, sócia-diretora da Consultoria.

A partir dessas conclusões, a etapa seguinte constituiu-se da orientação para montagem do Banco de Dados Gerenciais e Indicadores da Avaliação, que contemplou a construção de políticas de escolha e padronização de dados e informações e a definição de indicadores, nacionais e internacionais, que agora estão sendo priorizados pela própria Universidade, seguindo a metodologia de discussões e tiradas de consensos internos, que faz parte da prática política da UNISC. "Ficamos bastante satisfeitos com o trabalho desenvolvido, que será uma contribuição importante para quem procura se espelhar em instituições bem-sucedidas", considera João Pedro.

Essa parceria acabou por representar, ainda, o desenvolvimento de outro trabalho, que poderá ser de grande importância para a região do Vale do Rio Pardo, onde se localiza Santa Cruz do Sul: a elaboração pela Lobo & Associados, envolvendo uma ampla discussão com a Instituição, de um projeto inovador para criação de um curso de Medicina na UNISC.

"O trabalho proposto pela Consultoria foi fundamental para a UNISC, pois possibilitou a reorganização de muitos processos internos. Especificamente na parte da avaliação institucional, as atividades desenvolvidas possibilitaram o aperfeiçoamento dos instrumentos avaliativos, mudanças na forma de apresentação dos resultados para a comunidade acadêmica e a reconfiguração dos indicadores internos. Além disso, a idéia de construção de um banco de dados para a avaliação foi ampliada e deverá beneficiar, com o tempo, todas as dimensões da Universidade", completa, confiante, o pró-reitor Schimidt.