IES aderem ao PRO-SINAES e ao SIGAMES 2

A Lobo & Associados lançou em 2004 dois produtos que estão atraindo a atenção de várias IES no Brasil, tendo aumentado muito a procura no início de 2005: o PRO-SINAES – Programa de Orientação para Implantação da Auto-Avaliação do SINAES e o SIGAMES 2 – Serviço de Informações Gerenciais para Acompanhamento de Macroindicadores do Ensino Superior.

O PRO-SINAES foi especialmente concebido para atender à solicitação de vários dirigentes, oferecendo toda a orientação, os modelos dos instrumentos necessários para a elaboração de processos e a análise dos dados, das informações e dos resultados relativos à Auto-avaliação Institucional exigida pela Lei no 10.861, de 14/04/04, pela Portaria no 2.051, de 09/07/04, e descrita nas “Diretrizes para a Avaliação das IES”, normas que regulamentam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Aproveitando as várias experiências em gestão de universidades e mais de cinco anos de consultoria e cursos de gestão, a Lobo & Associados vem, sistematicamente, ajudando as instituições públicas e privadas a desenvolver e implantar processos de auto-avaliação institucional, a partir de agora, com a inclusão do PRO-SINAES. Assim, as Comissões Próprias de Avaliação das IES poderão receber a orientação necessária para atender à legislação do MEC/INEP/CONAES no que se refere à Auto-avaliação Institucional, visando o credenciamento/recredenciamento institucional, com o respeito às especificidades de cada Instituição, permitindo a adaptação de instrumentos e metodologias e a absorção de competências fundamentais, não somente para a reprodução do processo, mas também para a utilização dos resultados no aprimoramento da IES – uma oportunidade ímpar de avançar em tão importante procedimento com o apoio e a análise de renomados e experientes especialistas.

Até as IES que já haviam enviado seus projetos à CONAES, e mesmo muitas que têm desenvolvidas várias atividades da auto-avaliação, encontraram no PRO-SINAES uma forma viável e interessante de agregar a experiência da Lobo & Associados.

Foi no evento “A Gestão Administrativa das IES”, realizado em novembro de 2003, que nasceu e foi apresentada, para vários gestores, a idéia de utilizar a rede das IES egressas de eventos, projetos e pesquisas com a Lobo & Associados e a base de dados e conhecimentos da Consultoria para a criação do primeiro e mais completo Serviço de Informações Gerenciais para Acompanhamento de Macroindicadores do Ensino Superior – SIGAMES 2, lançado em 2004.

Como o maior problema relacionado a um sistema de informações da IES é a dificuldade de adequação e padronização a respeito da seleção, da prioridade e do tratamento que as informações devem ter, a Lobo & Associados utiliza seu know-how e sua base de dados para criar as matrizes e os critérios também no SIGAMES 2.

Dessa forma, as IES contratantes estão obtendo orientação para organizar e trabalhar melhor seus dados e informações, para transformá-los em indicadores gerenciais, utilizando-os de forma a permitir o apoio, baseado em informações fidedignas, para a auto-avaliação institucional, o planejamento e as decisões estratégicas.
Algumas IES já se encontram na fase de receber as tabelas do SIGAMES 2, resultado do investimento da Consultoria no desenvolvimento de planilhas e padronizações que auxiliarão, e muito, o preenchimento e encaminhamento para a análise pela Lobo & Associados dos macrodados institucionais e para que as IES possam, a partir daí, manter atualizados seus indicadores gerenciais.
Essa medida permitirá uma profissionalização no tratamento dos dados gerenciais da IES, a partir de uma visão externa fundamental e raramente proporcionada por equipes internas de planejamento e informática.
Todo esse trabalho está tendo o benefício complementar de redução de custos, pois é conhecido o custo proibitivo de se manter permanentemente, ou terceirizar especificamente, equipes de análise de dados, organização de indicadores ou coleta de informações de outras instituições e países.