Instituto Lobo de Pesquisa e Gestão Educacional

English Spanish Português BR
Auto translation By Google Translator

Clipping

Clipping Nº 24 O ESTADO DE SÃO PAULO

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, de 23 de janeiro de 2005, mostrou a análise de vários especialistas sobre o anteprojeto da Reforma Universitária proposta pelo MEC. Entre eles, estava o Prof. Roberto Lobo, diretor da L&A, que demonstrou preocupação com o fato de que não há previsão de cobrança de resultados e/ou metas baseadas em planos como contrapartida da autonomia a ser concedida para as universidades federais, com a insistência em impor a eleição direta para escolha de reitores e à submissão à política organizada do Ensino Superior, que marcou a proposta com vários aspectos políticos e ideológicos. Já a passagem das verbas de um ano para o outro e a reintrodução do ciclo básico, com certificado de formação geral agradaram.

01/2005

Clipping Nº 23 REVISTA MOVIMENTO

Revista com grande circulação na região de Governador Valadares – MG, Movimento teve como matéria central, em sua edição de dezembro de 2004, o processo de escolha da reitora da Universidade Vale do Rio Doce, coordenado pela L&A, em uma entrevista de cinco páginas com o Presidente da Fundação Percival Farquhar, mantenedora da UNIVALE, que falou do papel que a Lobo desempenhou na escolha da Profª Inguelore e do trabalho de assessoria que a Consultoria vem desenvolvendo em vários setores da Universidade e na Fundação, imprimindo ainda mais força e profissionalismo à contribuição que a UNIVALE/FPF dá ao desenvolvimento da cidade e da região.

12/2004

Clipping Nº 22 REVISTA ENSINO SUPERIOR

A publicação do SEMESP/Editora Segmento, a revista mensal Ensino Superior, destinada a mantenedores, diretores, orientadores, professores e pessoas voltadas à Educação Superior trouxe reportagem, na edição de dezembro de 2004, sobre Visão Externa, em que foi ressaltada a importância do trabalho das consultorias e sua abrangência nas IES. O diretor da L&A, professor Roberto Lobo, analisou as demandas por esse serviço, os exemplos de trabalhos já realizados, e a necessidade das IES em buscar apoio especializado, diante da desestruturação natural pelas quais passam em decorrência de sua expansão, da concorrência e das exigências, que cada vez mais impactam a gestão universitária.

12/2004

Clipping Nº 21 GUIA OESP EDUCAÇÃO

O maior e mais completo guia de fornecedores para instituições de ensino, da OESP Mídia, do grupo O Estado de São Paulo, faz referências à pesquisa realizada pela Lobo & Associados e à opinião do professor Roberto Lobo sobre as questões financeiras que envolvem as instituições, em especial suas fontes de receita: "91,54% das receitas das IES privadas brasileiras vêm das mensalidades", afirma o professor.

05/2004

Clipping Nº 20 REVISTA VEJA

A revista Veja, de 26 de maio de 2004, trouxe o anúncio que divulgou nacionalmente o processo de escolha ao cargo de reitor da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), coordenado pela L&A,e depois o nome da professora Inguelore Scheunemann, que foi divulgado em primeira mão no dia seguinte à escolha, na seção Datas, da edição de 28 de julho de 2004, sob o título "Escolhida".

04/2004

Clipping Nº 19 FOLHA DE SÃO PAULO

Em artigo publicado na seção Tendências / Debates, no dia 22 de maio de 2004, o professor Roberto Lobo defendeu o controle, e não a extinção, das fundações de direito privado abrigadas pelas universidades públicas. "É preciso que as fundações sejam levadas a se aperfeiçoar, caminhando no sentido de se institucionalizarem como parte do plano geral das universidades." No dia 18 de julho de 2004, no caderno Cotidiano, a Lobo & Associados foi a Consultoria que recebeu maior destaque na matéria publicada sobre "Consultor ajuda a eleger reitor-empresário", quando várias empresas do ramo falaram sobre a busca de especialistas para resolver problemas das instituições, procura que vem aumentando e foi exemplificada com o processo de escolha do reitor da UNIVALE, coordenado pela L&A.

04/2004

Clipping Nº 18 REDE CBN

Em entrevista ao programa CBN Total, no dia 3 de março de 2004, o professor Roberto Lobo defendeu o financiamento ao aluno, tanto dos que cursam instituições privadas quanto o jovem carente que freqüenta IES públicas. Segundo ele, o estudante brasileiro é responsável por quase todas as receitas das Instituições de Ensino Superior, referência que nos Estados Unidos, por exemplo, não passa de 30%.

03/2004

Clipping Nº 17 O ESTADO DE SÃO PAULO

Com base em pesquisa desenvolvida pela Lobo & Associados, a reportagem "Nas universidades privadas, alunos bancam tudo", publicada no dia 3 de março de 2004, mostrou a necessidade das IES encontrarem outras fontes de recursos para financiar suas atividades. Segundo o professor Roberto Lobo informou à jornalista Renata Cafardo, "o problema é que as IES convivem hoje com essa dependência aliada a altas taxas de inadimplência".

03/2004

Clipping Nº 16 FOLHA DE SÃO PAULO

Em artigo publicado na seção Tendências/Debates, no dia 6 de janeiro de 2004, o professor Roberto Lobo analisa as dificuldades que as IES brasileiras terão de enfrentar para adotar políticas educacionais compatíveis para formação do profissional do início do século 21. "O abandono da postura intelectual séria, a falta de formação científica e a permissividade com a falta de disciplina e respeito pelos mestres são pontos que necessitam de atenção maior no desafio de bem ensinar", disse o professor.

01/2004

Clipping Nº 15 JORNAL DA TARDE 

Na reportagem "Novo provão vai avaliar 13 cursos em novembro" da jornalista Daniela Tófoli, o professor Roberto Lobo afirmou que "é uma pena perder a série histórica dos dados que o provão fornecia e a crescente credibilidade dos resultados que vinham ajudando a melhorar a qualidade das faculdades". Ele também comentou aspectos da criação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

11/2003


1 2 3 4 5 [6] 7 8

© 2024 Copyright - Todos os direitos reservados