Instituto Lobo de Pesquisa e Gestão Educacional

English Spanish Português BR
Auto translation By Google Translator

Clipping

Clipping Nº 14 REVISTA CARTA CAPITAL

A pesquisa da Lobo & Associados, que demonstra a existência de uma relação direta entre a qualidade de ensino e a taxa de inadimplência, foi citada pela revista em reportagem sobre os efeitos dos atrasos dos pagamentos de mensalidades na administração das IES. A publicação de 15 de outubro de 2003 destaca o alerta do professor Roberto Lobo para problemas de gestão que podem inviabilizar instituições que não se ajustarem à atual realidade do ensino e seus custos.

10/2003

Clipping Nº 13 RÁDIO ELDORADO

O professor Roberto Lobo avaliou o remanescente de 14 mil vagas nas universidades federais, em entrevista ao programa Eldorado à Tarde, da Rádio Eldorado/Estadão, concedida no dia 29 de julho de 2003, ao âncora Leandro Andrade. Com a experiência de ex-reitor da Universidade de São Paulo, o professor Roberto Lobo concordou com a necessidade de uma política de aproveitamento de vagas ociosas nas IES públicas.

07/2003

Clipping Nº 12 FOLHA DE SÃO PAULO

Com o título "A redescoberta de Cristovam", a seção "Tendências e Debates" da edição do dia 1º de junho de 2003 publicou artigo do professor Roberto Lobo defendendo a necessidade de se rediscutir o ensino da matemática no País. Referindo-se à intenção do ministro Cristovam Buarque, da Educação, de restringir às disciplinas de português e matemática o exame nacional que alunos do Ensino Médio fariam para servir como subsídio à seleção para a faculdade, Lobo relembrou as mudanças ocorridas no ensino com a adoção da "matemática moderna" e apontou motivos que levaram à desmotivação generalizada dos alunos em relação à matéria. "É preciso repensar o ensino da matemática", disse Roberto Lobo.

07/2003

Clipping Nº 11 UNITV

Ao participarem do Programa Entrevistas & Debates, no dia 8 de maio de 2003, os professores Roberto Lobo e Maria Beatriz Lobo afirmaram ao canal UNITV, no Rio Grande do Sul (NET canal 15), que o ensino superior no Brasil necessita de investimentos na qualificação de gestores e do corpo docente. Também participaram do programa o pró-reitor de Administração, Antonio Mário Bianchi, e a pró-reitora de Ensino e Graduação, Solange Medina Ketzer, ambos da PUC-RS, onde os sócio-diretores da L&A ministraram um curso sobre Gestão da Unidade Acadêmica para mais de 60 dirigentes. A segunda turma da PUC-RS fará o curso em setembro.

05/2003

Clipping Nº 10 RÁDIO ELDORADO

Em entrevista ao âncora Leandro de Andrade, no dia 3 de fevereiro de 2003, o professor Roberto Lobo defendeu a autonomia das universidades públicas, citando como exemplo as conquistas registradas na formação acadêmica, pesquisa e extensão na Universidade de São Paulo (USP), da qual foi reitor no período de 1990/93.

02/2003

Clipping Nº 9 FOLHA DE SÃO PAULO

No dia 26 de dezembro de 2002, a Coluna Tendência e Debates publicou artigo assinado pelos professores Roberto Lobo e Maria Beatriz Lobo alertando para "O risco do retrocesso", título que resume a opinião dos dois consultores sobre a expansão das IES em relação às medidas em discussão no âmbito federal para o funcionamento do Ensino Superior. Já no dia 26 de fevereiro de 2003, no Folha Sinapse, o professor Roberto Lobo foi entrevistado sobre os modelos de pesquisa adotados pelas IES privadas brasileiras, na reportagem "Pesquisa: vocação ou marketing?"

12/2002

Clipping Nº 8 JORNAL DA TARDE

Em reportagem de 25 de dezembro de 2002, que apontava alternativas nos processos seletivos das IES, o professor Roberto Lobo, em entrevista à repórter Daniela Tófoli, criticou a sugestão do MEC de implantar a avaliação seriada para o ingresso nas IES públicas. Para outra matéria, publicada em 27 de janeiro de 2003, a jornalista também consultou a L&A para apresentar recomendações fundamentais na hora de escolher uma faculdade.

12/2002

Clipping Nº 7 REVISTA VEJA

O artigo "Geografia e mitologia da pesquisa", assinado pelo articulista Claudio de Moura Castro, na edição de 25 de dezembro de 2002, citou estudo da professora Maria Beatriz Lobo que estima o custo mínimo de uma mensalidade para uma IES viabilizar projetos de pesquisa sem recursos públicos. O levantamento integra o acervo de relatórios da L&A.

12/2002

Clipping Nº 6 REVISTA CARTA CAPITAL

Em reportagem especial, a revista discutiu, em sua edição de 11 de dezembro de 2002, a dificuldade de escolha do curso e da faculdade por estudantes brasileiros. Também destacou as carreiras mais populares, com comentários do professor Roberto Lobo, sócio-diretor da L&A, e quadro elaborado pela Consultoria com a evolução registrada nas áreas de Administração, Direito, Engenharias e Medicina nos últimos quatro anos.

12/2002

Clipping Nº 5 RÁDIO ELDORADO

Em três entrevistas à emissora do Grupo Estado, no mês de outubro de 2002, o professor Roberto Lobo analisou o Relatório Anual do Banco Mundial Closing the Gap in Education and Technology, que apresenta um retrato da evolução da Ciência e Tecnologia na América Latina, discutiu sobre os cenários do Ensino Superior no Brasil e participou de um debate sobre os princípios da Progressão Continuada, política educacional adotada na rede pública do Estado de São Paulo.

10/2002


1 2 3 4 5 6 [7] 8

© 2024 Copyright - Todos os direitos reservados