Instituto Lobo de Pesquisa e Gestão Educacional

English Spanish Português BR
Auto translation By Google Translator

Clipping

Clipping Nº 4 CORREIO BRAZILIENSE / O GLOBO

Em sua edição de 30 de setembro de 2002, na coluna Seu Bolso, uma reportagem no principal jornal diário do Distrito Federal relatou um caso típico de inadimplência no Ensino Superior e recorreu a dados da Pesquisa Nacional da Lobo & Associados para explicar o problema. Em entrevista, a professora Maria Beatriz Lobo, coordenadora do levantamento lembrou que "a inadimplência ainda é tratada de forma amadora pelas faculdades, não há dados gerenciais, nem agilidade e organização". A inadimplência e suas correlações com o Provão já haviam sido abordadas numa reportagem do jornal carioca O Globo, de 18 de julho.

09/2002

Clipping Nº 3 VALOR ECONÔMICO

Um artigo do professor Roberto Lobo, sócio-diretor da Lobo & Associados, analisando "o grande desafio do Ensino Superior no País", ocupou duas páginas do caderno Eu & Valor, publicado na edição de 9 de agosto de 2002. Num estudo aprofundado, o ex-reitor da USP traça um perfil detalhado da problemática educacional no Brasil, onde a expansão do Ensino Superior aparece como o "próximo grande desafio que o governo irá enfrentar na área de educação". Apresenta ainda uma agenda com propostas para que o País possa vencer esse e outros desafios. A análise foi originalmente publicada como encarte especial do Dossiê Internacional da Prospectiva – Consultoria Brasileira de Assuntos Internacionais.

08/2002

Clipping Nº 2 O ESTADO DE SÃO PAULO

"A baixa qualidade dos cursos é um fator que estimula a inadimplência: quanto mais baixa a nota no Exame Nacional de Cursos (Provão), mais alta a taxa de inadimplência", afirma a reportagem publicada na edição do dia 18 de julho de 2002 do influente jornal paulista, tomando como base os resultados do estudo realizado pela Lobo & Associados, que analisou as causas da inadimplência com as instituições privadas. A repórter Marta Avancini ouviu o diretor da União Nacional dos Estudantes, Geraldo Vilar, e o presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários, Magno Maranhão, que concordaram inteiramente com o raciocínio determinado pelos números da pesquisa.

07/2002

Clipping Nº 1 FOLHA DE SÃO PAULO

A pesquisa sobre inadimplência realizada pela Lobo & Associados com 49 instituições particulares de Ensino Superior também foi notícia em duas notas publicadas no dia 7 de julho de 2002, na coluna Painel S/A, do caderno Dinheiro. O jornal deu ênfase especial ao fato de os alunos de menor poder aquisitivo serem melhores pagadores do que os de classe média. Vinculando a má qualidade do ensino ao aumento da inadimplência, a coluna também destacou que nas instituições que obtiveram o conceito "A" e "B", apenas 12,1% dos alunos não pagaram as mensalidades, enquanto nas com conceito "D" e "E" o índice foi de 21,9%, conforme demonstrou o trabalho da Consultoria.

07/2002


1 2 3 4 5 6 7 [8]

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados